Foca apresenta novo modelo de elevador em Fortaleza

Um novo modelo de elevador para cadeirantes aplicável em ônibus foi apresentado na última quinta-feira, 28, na sede do Sindiônibus, em Fortaleza.

O elevador Semiautomático Foca-Braun SL-SAH foi mostrado no espaço do sindicato patronal do transporte coletivo com o propósito de realizar os primeiros treinamentos do equipamento, que já está disponível nos 10 novos ônibus Volvo B-270F da Viação Santa Cecília.


O evento foi ministrado pelos representantes do fabricante, Eduardo Vargas e Theo Steork, que mostraram as várias características do elevador, ressaltando suas qualidades, como, por exemplo: Custo Benefício; Qualidade; Economia; Manutenção e Fácil manuseio.


Os palestrantes também destacaram que a nova plataforma possui movimentos verticais, ou seja, os movimentos automáticos são realizados apenas entre o solo e o piso do veículo, controlados pelo controle acoplado ao equipamento. A grande diferença, porém, está em sua "rampa", que na verdade é uma abertura que o próprio operador tem que fazer manualmente, que é em um ângulo de 180° graus, aí onde se encontra seu diferencial mais visível, se comparado com a maioria dos elevadores convencionais.

Outro grande diferencial encontra-se interno, na qual é usado Óleo no lugar de Ar Comprimido com é de convencional, o que não força o motor e nem a bomba de ar do veículo, tornando-o assim mais ecológico e econômico. Seu sistema de deslizamento vertical despensa lubrificação. Possui sistema anti vibração para evitar possíveis ruídos durante a movimentação do veículo.

O mesmo possui o Conceito Plug & Play que possui preparação elétrica para aparafusamento, aliado a simplicidade de instalação elétrica.


As informações colhidas pelo MOB Ceará também dão conta de que a Via Metro adquiriu 20 novos ônibus equipados com o modelo de elevador. Também foi revelado que, a partir de 2016, os ônibus rodoviários também deverão ser equipados com elevadores para o acesso cadeirantes.

A Foca-Braun é a fusão de duas empresas, a companhia norte-americana (BraunAbility), líder mundial na fabricação de veículos adaptados para cadeirantes e elevadores na indústria de mobilidade, com a Foca Mobilidade Inteligente, de Caxias do Sul no RS.


Conheça mais sobre o Foca-Braun SAH clicando neste link.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال