Matando a Saudade: Viação Penha 120

Com o constante propósito de proteger e resgatar a memória do transporte coletivo, o MOB Ceará revela um pouco do passado de um dos ônibus da frota da Viação Penha, tradicional empresa maranguapense, que completou 52 anos de atividades no último dia 10 de Janeiro.

O ônibus retratado nesta matéria foi fabricado em 1977 pela Caio-Norte de Recife e iniciou suas atividades na principal linha da empresa, que liga os municípios de Maranguape e Fortaleza. Com prefixo 120 e carroceria do modelo Bela Vista "máscara-negra", o veículo foi equipado com chassi Mercedes-Benz LPO-1113 com entre-eixos alongado, de aproximadamente 5,2 metros de comprimento.

O  120 da Viação Penha ostentava uma das primeiras pinturas da empresa, que tinha um predomínio de linhas retas.


Em meados de 1993, o veículo sofreu diversas alterações que modificaram completamente sua estrutura. Sua distância entre-eixos foi encurtada e a carroceria cortada com a finalidade de servir a empresa como veículo de manutenção e guincho, mantendo as cores principais da empresa: Verde, vermelha e branca, mas com as novas e suaves linhas.

No ano 2012, o veículo foi inteiramente reformado, ganhando uma cor predominantemente branca, enquanto manteve sua robustez necessária ao trabalho pesado que é destinado.

O MOB Ceará apresenta a seguir, um registro de jornal que exibe o ônibus em plena operação, ostentando o clássico layout da Viação Penha. Confira e mate sua saudade:

Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Revendo essa matéria, só um detalhe que chamou minha atenção, 0 120 era de duas portas, junto dos 110 e 115.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال