MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cearense Transportes: 11 anos transportando vidas com responsabilidade

Hoje se completam 11 anos em que a Cearense Transportes iniciou suas operações no sistema urbano de Fortaleza, e o MOB Ceará vai fazer um pequeno relato sobre a história dessa jovem empresa, que pertence ao senhor Marcus Augusto Martins Uchôa e Maria Lucimar Martins Uchôa.

A Cearense surgiu a partir da compra da linha 405-Parque Dois Irmãos/Expedicionários que pertencia a empresa Salete, e que foi vendida para o proprietário da São Francisco Transporte e Turismo, a aquisição foi feita no ano de 2003.


A Salete mesmo sendo comprada, continuou por poucos meses operando no sistema enquanto não estava criada a razão social da nova empresa, a Cearense Transporte Urbano LTDA.

Em 22 de Fevereiro de 2004, todos os ônibus da empresa foram caracterizados com o logotipo e o código da empresa, e foi então que a Cearense apareceu aos olhos dos usuários do transporte coletivo.

Em 2004, a empresa ganhou permissão para operar com um ônibus na linha 044-Parangaba/Papicu via Montese, devido a crise em que a estatal CTC estava passando naquele momento. A CTC estava prestes a entregar suas linhas para as empresas privadas de Fortaleza via licitação. Naquele momento, a Cearense tinha 17 tabelas de horários e era considerada como a menor empresa do sistema.


Em 2004, a empresa adquiriu alguns veículos semi novos da Maraponga, sendo 1 Ciferal Padron Cidade I ano 1998, que possuía o prefixo 43865 e 5 Busscar Urbanuss que ganharam a padronização azul bebê e prefixos 43917, 43927, 43937, 43947 e 43957.

Foto realizada na primeira garagem, situada próximo ao estádio Castelão
Em novembro do mesmo ano, a empresa adquiriu 26 vagas e alguns veículos da empresa São Francisco Transporte e Turismo, passando a operar nas linhas: 300, 337, 342, 355, 360, 387 e 390.

Ao passar dos anos a empresa foi aumentando o seu tamanho, através de várias aquisições, como as linhas da extinta Viação São Vicente e mais vagas da São Francisco.

A empresa durante os seus 11 anos, já teve a oportunidade de operar efetivamente em diversas linhas do sistema, tais como: 028-Antônio Bezerra/Papicu, 030-Siqueira/Papicu via 13 de Maio, 051-Grande Circular 1, 318-Av. Lineu Machado, 350-Av. José Bastos, 356-Genibaú/Lagoa entre outras.
Em 2012, a Cearense fez a maior renovação de frota de todos os tempos, adquirindo 15 ônibus novos e 16 semi novos para que a idade média estivesse dentro dos padrões permitidos pela homologação da licitação, da qual a empresa foi uma das vencedoras.

Segundo informações, a empresa estaria aguardando a chegada de alguns semi novos com Ar-condicionado que virão do Rio de Janeiro para iniciar as compras de 2015, e o MOB Ceará parabeniza a Cearense Transportes pelos seus 11 anos de estrada. Os busólogos cearenses esperam que venham mais e mais novidades para a empresa, que é considerada como dona de uma das frotas com mais variedades de modelos.

Fonte: MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor