Os 24 climatizados de Fortaleza do século XX

Hoje você vai conhecer ou rever os primeiros ônibus com Ar-condicionado do sistema de transporte urbano de Fortaleza.

Foi em 1999 que iniciaram as operações no sistema urbano de Fortaleza, os primeiros veículos equipados com Ar-condicionado. A primeira empresa a adquirir um ônibus com tal conforto, foi a empresa Santa Maria, embora estes veículos tenham sido pouco conhecidos.

A empresa adquiriu no ano de 1999, quatro Marcopolo Sênior GV com chassi Volkswagen 8-140 CO, vestidos da pintura vermelha que a empresa adotou em 1997. Os veículos possuíam os prefixos 20336 a 20339 e passaram um tempo com o equipamento em bom funcionamento. Porém, antes de serem desativados no final de 2003, e já renumerados como 20936 a 20939, os carros operavam com o Ar-condicionado desligado, e por isso, os mesmos não são tão lembrados quando se fala em ônibus com Ar-condicionado em Fortaleza.

Dois deles foram vendidos para o proprietário da Cearense Transportes com o propósito de rodar na linha 378-Canindezinho/Urucutuba mas o projeto foi vetado e os ônibus revendidos.

Após a empresa Santa Maria, veio também os 6 micro ônibus da Transportadora Irmãos Bezerra, que possuíam o modelo Maxibus micro e chassi Agrale MA 8.5. Os ônibus rodavam nas linhas 309-Conjunto Sumaré/Parangaba e 359-Santa Tereza e além de serem uns dos primeiros ônibus climatizados de Fortaleza, também foram os primeiros com chassi Agrale e os únicos da carroceria Maxibus. Os ônibus da saudosa empresa possuíam os prefixos 24901 ao 24906 e rodaram até 2001, quando a empresa foi vendida para a Expresso Timbira.

No ano de 2000, a Rota Sol inseriu no sistema 11 Busscar micruss com chassi Volkswagen 8-150 CO com prefixos que iam do 01001 ao 01011. Os ônibus não duraram 3 anos na frota da empresa e foram logo vendidos.

Logo em 2000, já no finalzinho do século XX, a empresa São José de Ribamar resolveu trazer os primeiros ônibus convencionais com Ar-condicionado, e adquiriu dois Marcopolo Torino com chassi Mercedes-Benz OH-1420 e suspensão à ar para rodar na linha 075-Campus do Pici/Unifor.

Os ônibus deram o que falar pois estrategicamente a empresa os escalou em uma linha que tinha um grande fluxo de pessoas e que passasse por vias conhecidas como a avenida 13 de Maio. A imprensa local fez diversas coberturas sobre o momento e a empresa naquele momento se consolidou mais ainda como uma das empresas que mais apostavam em conforto sem aumento de passagem.

Com poucos meses, chegou mais um veículo pra frota da empresa, que veio com carroceria alongada e três portas, que possuía o prefixo 10011. O ônibus foi escalado para rodar na mesma linha dos primeiros e operou na linha até o ano de 2002, quando a empresa adquiriu mais veículos climatizados e com motorização dianteira.

No total foram 23 veículos climatizados no sistema urbano de Fortaleza até o final do século XX ou seja, no ano 2000. De 2001 até o momento, entraram em operação mais de 30 ônibus climatizados no sistema urbano de Fortaleza, sendo distribuídos entre as seguintes empresas: Viação Fortaleza, São José de Ribamar, São José, Siará Grande, Maraponga, Viação Urbana, Vega, Santa Cecília e Dragão do Mar.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال