Expresso Fortaleza inicia operações

Inaugurada ontem em Fortaleza a nova linha de ônibus que faz ligação entre os terminais do Antônio Bezerra e o Papicu, passando por avenidas como a Bezerra de Menezes, Domingos Olímpio, Antônio Sales e Eng. Santana Júnior, é a linha 222-Antônio Bezerra/Papicu via Antônio Sales.

Operado por 8 veículos articulados, o corredor Expresso Fortaleza busca uma maior fluidez no transporte coletivo, transportando mais passageiros, com um menor tempo de viagem. Para isto estão sendo utilizadas vias segregadas para ônibus e estações com altura nivelada com o piso dos veículos.

O corredor Antônio Bezerra / Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra / Papicu, que terá extensão de 17,4km, com investimento total de R$ 187 milhões. O objetivo é priorizar e dar maior qualidade ao transporte público coletivo na Capital. As obras fazem parte do plano da Prefeitura de Fortaleza de implantação de 130 quilômetros de corredores de ônibus, com um montante de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

Na inauguração, o prefeito Roberto Cláudio, o governador eleito do Ceará, Camilo Santana, autoridades e a imprensa fizeram o percurso saindo do terminal Antônio Bezerra até os viadutos localizados nas Avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Jr. No trajeto, foi feita uma pausa em uma das estações concluídas do BRT da Avenida Bezerra de Menezes e realizada uma demonstração de como irá funcionar, brevemente, com a conclusão da obra. O presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, entregou uma miniatura de um dos ônibus articulados adquiridos para o projeto.

Ontem a linha foi inaugurada com metade dos 8 veículos articulados, e também foi operada por alguns dos novos ônibus da São José, que são equipados com ar condicionado. Operaram ontem os ônibus articulados das empresas: Viação Fortaleza, São José, Vega e Santa Cecília, sendo que destes citados, o 35431 da Vega e o 12499 da São José estão operando em linhas pela primeira vez. Também reforçaram a frota da linha enquanto alguns dos demais articulados não estão prontos para operar, os carros convencionais 12445, 12446 e 12448 da São José, que possuem Ar-condicionado.

A linha 222-Antônio Bezerra/Papicu via Antônio Sales vai operar todos os dias da semana, sendo que em dias úteis, possui intervalo de 16 minutos de um para o outro em horários de pico, com uma viagem de aproximadamente 64 minutos de um terminal ao outro. Seu itinerário resultará também no desafogamento de algumas linhas já existentes, como a 855-Bezerra de Menezes/Washington Soares, 074-Antônio Bezerra/Unifor, 079-Antônio Bezerra/Náutico e 076-Conjunto Ceará/Aldeota no sentido IDA e já no sentido VOLTA, vai auxiliar as linhas citadas bem como dar um maior reforço na avenida Bezerra de Menezes, já que não haverá permuta de nenhum ônibus das outras linhas para ser incrementado na nova linha 222. Com tudo isso os usuários do transporte público de Fortaleza estão de parabéns, e devem ficar no aguardo das próximas etapas de mobilidade urbana que estão previstas.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال