MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Operação Copa: Última operação do plano de mobilidade terá reforço de 50 ônibus

O saldo do plano de mobilidade que garantiu a ida de mais de 200 mil torcedores de ônibus até o estádio durante o mundial em Fortaleza é positivo até o momento. Para garantir que a operação seja repetida com sucesso na partida de hoje a tarde, entre Brasil e Colômbia, a Prefeitura irá reforçar a frota de ônibus com mais 50 veículos. Os locais de estacionamento e de partida das linhas especiais continuam os mesmos e o início da operação acontecerá às 11h.


Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, os 300 ônibus que foram utilizados nos cinco jogos sediados na capital conseguiram atender a demanda de público. “A oferta de veículos extras será para garantir mais conforto aos passageiros e para termos mais agilidade no deslocamento desses carros onde a demanda estiver maior. Estamos prevendo um reforço na região da zona hoteleira e no aeroporto, pois muitos turistas chegarão horas antes da partida. Conseguiremos dar suporte nessas áreas sem afetar outras”, explica Raimundo Rodrigues, chefe da Divisão de Operações da Etufor.

A procura pelo transporte coletivo manteve uma média elevada de atendimento em todos os jogos, pois o serviço se mostrou confiável e ágil. Para a partida desta sexta-feira, a Etufor espera transportar 50 mil espectadores. “As pessoas preferem ir de ônibus, pois além de ser um serviço eficiente tem o diferencial da novidade e da animação. Pessoas que nunca tinham andado de ônibus experimentam o transporte pela primeira vez e com uma energia que só uma copa do mundo traz para a cidade”, acrescenta Rodrigues.

O trabalho operacional é reforçado com a presença de 290 colaboradores da Etufor que ficam localizados nos bolsões de estacionamento, nos locais de desembarque e no entorno da Arena Castelão para dar informações e organizar o embarque dos passageiros.

Bloqueios viários

A operação de trânsito tem início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos principais postos de triagem e bloqueios. A partir de 9 horas, toda a área do entorno da Arena Castelão estará bloqueada, podendo ter acesso apenas veículos credenciados. Um efetivo de 170 agentes de trânsito, distribuídos em 45 viaturas e 20 motos, farão o monitoramento da região contando com o auxílio de cinco reboques para desobstrução das ruas e avenidas, caso seja necessário.


O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão, como os cruzamentos: Alberto Craveiro X Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek X Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha X BR-116, Dr. Silas Munguba X R. Des. Otacílio Peixoto, Av. Alberto Craveiro X R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha X R. Cel. Zacarias José de França.

NÚMEROS ETUFOR

* Equipe operacional - 290 profissionais
* Ônibus - 350
* Vans - 10
* Início da operação – 6 horas antes da partida
* Final da operação – 4 horas após a partida (Obs.: Na prática, a Etufor tem realizado a operação de dispersão do público em menos de 2h. Em todos os jogos realizados até hoje a média é 1h30).
* Bolões de estacionamento – 7 (Iguatemi; Unifor; Via Sul Shopping; Centro Administrativo do Cambeba; Shopping Parangaba; North Shopping Jóquei; Campus do Pici)
* Linhas especiais – 11
953 - Unifor/Arena Castelão
954 - Via Sul/Arena Castelão
990 - Iguatemi/Arena Castelão
960 - Cambeba/Arena Castelão
952 - Zona Hoteleira/Arena Castelão
961 - Parangaba/Arena Castelão
971 – Shopping Jóquei/Arena Castelão
962 - Campus do Pici/Arena Castelão
951 - Aeroporto/Arena Castelão
969 – Praia do Futuro/Iguatemi
968 – Caça e Pesca/Iguatemi

Fonte: Etufor

Um comentário:

Anônimo disse...

Vale ressaltar também o trabalho operacional da equipe do sindionibus que foi de grande importância, inclusive com os seu auxiliares que falavam outra lingua como inglês fluente e o esponhol. Parabens para motoristas e auxiliares do sindionibus e etufor.

Tradutor