MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Linha do dia: 045-Conj. Ceará/Papicu via Montese

Na edição de hoje, o MOB Ceará vai revelar um pouco da trajetória de uma das linhas mais populares do sistema integrado de Fortaleza, a linha 045 - Conj. Ceará/Papicu via Montese.

Atualmente sendo operada pela Auto Viação Dragão do Mar, a linha 045 - Conjunto Ceará/Papicu via Montese iniciou suas atividades em 1989, operada pela empresa municipal CTC - Companhia de Transporte Coletivo. A linha foi lançada em um programa que incentivava o acesso ao bairro Conjunto Ceará, que contou também com o lançamento da linha Conjunto Ceará/Iguatemi via Oliveira Paiva. O lançamento ocorreu com um desfile de vários ônibus novos adquiridos naquele ano, que eram equipados com carroceria Caio Vitória e chassi Mercedes-Benz OF-1315

Após a inauguração dos Terminais de Integração de Fortaleza, que ocorreram entre 1992 e 1993, a linha passou a acessar os terminais correspondentes ao nome, ou seja, os terminais Conjunto Ceará e Papicu, além de também passar pelos terminais Parangaba e Lagoa.

A título de curiosidade, a linha possuía a variante Expressa, que embarcava e desembarcava apenas nos quatro terminais citados. Enquanto a linha Conj. Ceará/Papicu - Expresso existiu, ela possuía o código operacional 045, enquanto a linha convencional era cadastrada com o número 044.

Em meados do ano 1996, houve uma reformulação em diversas linhas que circulavam nos terminais Parangaba e Lagoa, o que implicou em algumas consequências, como por exemplo: A extinção da linha Expressa; O fim da circulação da linha Conjunto Ceará/Papicu no terminal de Parangaba; A criação da linha Parangaba/Papicu via Montese.

Após a mudança, a linha Conjunto Ceará/Papicu passou a ocupar o código 045, enquanto a nova linha, que ligava o terminal Parangaba ao Papicu, ficou com o prefixo 044.

Em 2000, a CTC desativou todos os seus quatro veículos articulados, dos quais alguns operavam na linha, como o de prefixo 09916. Em 2001, a CTC arrendou algumas tabelas da linha, e com isso algumas empresas como a Rota Expressa, que escalou o seu novíssimo 33021, a São José de Ribamar com o seu acessível 10010, entre outras, assim, a linha que era somente operada pela estatal, acabou tendo o auxilio das empresas de iniciativa privada por prazo determinado.

Entre 2002 e 2003, outras empresas também ganharam algumas tabelas, algumas substituíram outras permissionárias, outras receberam diretamente da CTC.

Em 2004 com o fechamento da CTC e a ultima licitação, as empresas que estavam operando na linha 045-Conjunto Ceará/Papicu, receberam mais tabelas, como a Terra Luz, e finalizaram as permutas ficando a linha dividida com as seguintes empresas:


A partir de 2007, houveram algumas trocas de empresas devido um consórcio gerenciado pelo Sindiônibus, porém antes da licitação, ficou definida a empresa que iria operar na linha 045 sozinha, que foi a Auto Viação Dragão do Mar em 2009.

Em 2010, a ETUFOR com a finalidade de otimizar o tempo da viagem da linha bem como desafogar as filas do Terminal da Lagoa, desmembrou a linha 045-Conj. Ceará/Papicu e retirou 4 veículos dela, para somar com mais quatro e gerar a 085-Lagoa/Aldeota/José Bastos, que ajudou no deslocamento demanda da linha, com isso, a 045 deixou de entrar no Terminal da Lagoa.

Atualmente  a frota da linha 045 é composta por 27 veículos, com frequência de 4 à 5 minutos de acordo com os horários da ETUFOR. Confira mais dados:

Fonte: MOB Ceará

2 comentários:

Francisco Roberto disse...

A permanência da Dragão do mar operando nesta linha. É um sinal de que este negócio de consócio ainda não está sendo respeitado por algumas empresas. Cabe a prefeitura tomar providências e organizar melhor o sistema.

Raimundo Viana e Silva Viana disse...

Gostaria de falar que chego na Av. Pontes Vieira para aguarda o onibus da linha 45 em média às 05.10hs da manhã, no sentido papicu x conjunto ceará,o primeiro veiculo a passar é em média as 05.40hs, porque acontece isto, enquanto o veiculo da linha 44 Parangaba passa 03 veiculos, porque a linha 44 é tão deficiente ou carente, cadê ETUFOR que não organizar estes horários.

Tradutor