As linhas com frota mais nova do Terminal de Messejana

A Equipe MOB Ceará idealizou uma pesquisa inédita, que abordará sobre as linhas de ônibus do Terminal de Messejana (alimentadoras) que possuem a frota operante mais nova. Confira.

Para começar, vamos explicar a você o que é uma linha alimentadora. Linha alimentadora é aquele tipo de linha de ônibus que liga um ou mais bairros até o terminal, são mais conhecidas como ''linhas de bairro''. Estas linhas geralmente por serem de extensão curta, algumas empresas costumavam a colocar os veículos mais velhos da frota, deixando os novos ônibus para linhas de grande demanda e extensão, porém isso mudou de 13 anos para cá, quando foram lançados os chassis eletrônicos para a classe ''leve'', e algumas empresas começaram a adotar medidas econômicas e apostaram neste tipo de chassi para colocar nas linhas do tipo alimentadora ou convencional, que é aquela que não entra em terminais de integração.

O terminal de Messejana foi um dos primeiros a ter esse tipo de veículo nas linhas alimentadoras, em 2001, as empresas Rota Expressa e a extinta Rota Sol, colocaram um total de 20 veículos leves com motorização eletrônica, para operar em algumas linhas como: 618-Santa Rosa, 629-Conjunto Palmeiras/Perimetral, 631-Carlos Albuquerque, 635-Conj. Tamandaré, 641 e 642-Messejana Circular 1 e 2 entre outras.
Ex 01115 da Rota Sol, efetivado em 2001 na linha 628-Sitio São João/Santa Maria
Atualmente todas as linhas de bairro ou alimentadoras do terminal de Messejana, possuem no mínimo um veículo com elevador para cadeirantes, e sobre qual delas possuem a frota operante mais nova você vai conhecer agora.




Como podemos ver, existem muitas linhas com idade média semelhante, que devido a semelhança, agrupamos por ordem de código, mas deu para perceber que tanto a linha mais nova quanto a linha com frota menos nova, pertencem a Rota Expressa, que possui a 5ª frota mais nova de Fortaleza. A frota da linha 696-Curió Messejana é formada pelos veículos de prefixos (33307 e 33308), ambos com fabricação 2013, já a linha 646-São Cristóvão com a frota mais velha é formada pelos veículos (33921 e 33429), que possuem ano de operação 2009 e 2004.



Qualquer dúvida ou contestação dos dados, a Equipe MOB Ceará se disponibiliza através do email [email protected], os busólogos terão o prazer de responder as suas dúvidas.


Fonte: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال