MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quarta-feira, 18 de junho de 2014

As linhas com frota mais nova do Terminal de Messejana

A Equipe MOB Ceará idealizou uma pesquisa inédita, que abordará sobre as linhas de ônibus do Terminal de Messejana (alimentadoras) que possuem a frota operante mais nova. Confira.

Para começar, vamos explicar a você o que é uma linha alimentadora. Linha alimentadora é aquele tipo de linha de ônibus que liga um ou mais bairros até o terminal, são mais conhecidas como ''linhas de bairro''. Estas linhas geralmente por serem de extensão curta, algumas empresas costumavam a colocar os veículos mais velhos da frota, deixando os novos ônibus para linhas de grande demanda e extensão, porém isso mudou de 13 anos para cá, quando foram lançados os chassis eletrônicos para a classe ''leve'', e algumas empresas começaram a adotar medidas econômicas e apostaram neste tipo de chassi para colocar nas linhas do tipo alimentadora ou convencional, que é aquela que não entra em terminais de integração.

O terminal de Messejana foi um dos primeiros a ter esse tipo de veículo nas linhas alimentadoras, em 2001, as empresas Rota Expressa e a extinta Rota Sol, colocaram um total de 20 veículos leves com motorização eletrônica, para operar em algumas linhas como: 618-Santa Rosa, 629-Conjunto Palmeiras/Perimetral, 631-Carlos Albuquerque, 635-Conj. Tamandaré, 641 e 642-Messejana Circular 1 e 2 entre outras.
Ex 01115 da Rota Sol, efetivado em 2001 na linha 628-Sitio São João/Santa Maria
Atualmente todas as linhas de bairro ou alimentadoras do terminal de Messejana, possuem no mínimo um veículo com elevador para cadeirantes, e sobre qual delas possuem a frota operante mais nova você vai conhecer agora.




Como podemos ver, existem muitas linhas com idade média semelhante, que devido a semelhança, agrupamos por ordem de código, mas deu para perceber que tanto a linha mais nova quanto a linha com frota menos nova, pertencem a Rota Expressa, que possui a 5ª frota mais nova de Fortaleza. A frota da linha 696-Curió Messejana é formada pelos veículos de prefixos (33307 e 33308), ambos com fabricação 2013, já a linha 646-São Cristóvão com a frota mais velha é formada pelos veículos (33921 e 33429), que possuem ano de operação 2009 e 2004.


Qualquer dúvida ou contestação dos dados, a Equipe MOB Ceará se disponibiliza através do email [email protected], os busólogos terão o prazer de responder as suas dúvidas.


Fonte: MOB Ceará

2 comentários:

Tradutor