O lendário reboque da São José de Ribamar


1989 foi um ano de um grande investimento na frota da Empresa São José de Ribamar. Naquele ano, iniciaram atividades na empresa, um total de 12 ônibus, sendo que dois deles, o 32 e o 21, tinham chassi Scania K-112.


Um exemplar deles, viria ser marcado por uma drástica mudança em sua carroceria e que o tornaria em uma lenda no transporte coletivo cearense: O Reboque da Empresa São José de Ribamar.

Com número de ordem "05", o ônibus iniciou suas operações no dia 7 de abril de 1989, na linha Aguanambi/ Rodoviária, e era equipado com a carroceria Marcopolo Torino "LN" e chassi Mercedes-Benz OF-1315, com entre-eixos original, de 5,17 metros.

O veículo pouco mudou durante suas operações nas linhas da São José de Ribamar, chegando a ostentar em sua lataria, a sequência do prefixo determinado pelo SIT, no qual a São José de Ribamar ganhou o número 10.


O 10005 circulou pelas ruas até meados de 1996, quando foi desativado e iniciou uma mudança irreversível, que o tornaria o mais novo guincho da empresa. Na garagem da empresa, o ônibus teve sua carroceria cortada verticalmente, mantendo a originalidade da parte dianteira e as laterais até a primeira janela de cada lado.

A carenagem traseira do veiculo serviu para selar a região cortada, resultando em uma carroceria bem mais curta que a original, e com boa parte do chassi à mostra.

A seguir, o veículo, teve a carroceria pintada inteiramente na cor amarela, foi enviado à Random, que instalou o 3º eixo, com função apenas de apoio e aumento de carga útil, ou seja, eixo adicional não era tracionado.

Com mais uma etapa concluída, o veículo foi enviado ao Rio de Janeiro, onde foi instalado o guincho da marca Kabi-Strong, que montou toda a estrutura metálica, bem como os motores elétricos responsáveis pelo funcionamento do equipamento.


O "Ex-10005" foi recebido na garagem da São José de Ribamar em meados de 1997, com todos os equipamentos necessários a um carro de socorro mecânico, e operou na função até 2012, ano em que a empresa teve suas atividades encerradas.


Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال