MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Linha do dia: 333-Araturi 1 (Metropolitano)

Na edição de hoje, o blog vai falar um pouco sobre a linha metropolitana 333-Araturi 1, que liga o Conjunto Araturi no município de Caucaia ao Centro de Fortaleza.


O Conjunto Araturi, no município de Caucaia, é um conjunto habitacional que nasceu através de um programa chamado COHAB/CE, entre os anos de 1985 e 1986. No período da inauguração, o bairro ainda não tinha linha própria. 

Para atender os moradores do novo conjunto, a linha 140 - Jurema, teve seu itinerário alterado passando a atender o Araturi, para, em seguida, retornar para o bairro Jurema.

Ainda em 1986, a Empresa Vitória disponibilizou a linha 070 -  Araturi via Fortaleza, no qual operava com fichas e tinha 3 opções de preços.
A ficha vermelha era a de maior valor pois a mesma ia até o centro de Fortaleza, seguida da preta, que ligava o Araturi até o Antônio Bezerra e a de cor laranja somente até o Tabapuá.

A linha 333-Araturi /Fortaleza possui mais de 27 anos e é atualmente uma das maiores linhas em fluxo de passageiros da Empresa Vitória.


A linha 333 passa por ruas como a Nw6, Nw9, Nw23, Av. Dom Almeida Lustosa, Av. São Vicente de Paula no Araturí e na Jurema passa pelo Hospital da Jurema (Santa Terezinha), no 18° Distrito Policial, pela Estação da Jurema.
Em Fortaleza, a linha tem seu ponto final na Avenida do Imperador. Confira o mapa da linha:

A linha é muito bem servida de ônibus novos e com uma ótima frequência nos horários de pico, com intervalos de 4 até 7 minutos nos horários de pico pela manhã.
Possui uma frota de 17 veículos em horários de pico e 12 em horários entre picos.

Segundo informações colhidas pelo busólogo João Paulo junto ao fiscal Marcos, a linha chega a transportar entre 75 a 95 passageiros por viagem.


Fonte: MOB Ceará
Colaboração: Wenderson Soares/João Paulo

Nenhum comentário:

Tradutor