Pesquisa: 248 novos ônibus inseridos em 2011

A equipe MOB Ceará apresenta uma matéria que visa relembrar as aquisições ocorridas em um período do passado do transporte público da capital cearense: O ano de 2011. Assim, você, estimado leitor, poderá recordar quais as empresas que mais tiveram participação na renovação daquele ano.


Em 2011,o sistema urbano de Fortaleza recebeu exatos 248 novos ônibus, e é com base nesse total que o blog vai apresentar os percentuais por cada empresa operante da época. As empresas serão classificadas por ordem crescente com relação ao percentual destes 248 veículos novos que foram incrementados à frota urbana de Fortaleza, confira:

Empresa São José de Ribamar 0,8%

Das empresas que adquiriram carros novos em 2011, a saudosa e respeitada São José de Ribamar foi a empresa com o menor percentual de participação da renovação de 2011 pelas empresas de ônibus de Fortaleza, a mesma adquiriu 2 Marcopolo Viale encarroçados sob chassi OF-1722 da Mercedes Benz.

Apesar do baixo índice, a empresa possuía uma frota na qual ganhou fama por ser uma das mais conservadas e zelosas do Ceará.

Aliança Transportes 2,0%

A Aliança, em 2011, adquiriu 5 novos ônibus, número que, para a frota da empresa, significou cerca de 10% de renovação, mas em relação aos 248 novos ônibus inseridos no SIT-For, a porcentagem foi menor, ou seja, os 2%.


Cearense Transportes 2,0%

No ano de 2011, a Cearense adquiriu 5 novos veículos, e como o total da frota operante era aproximado da Aliança, as duas receberam o mesmo percentual.

Viação Siará Grande 2,4%

A Siará Grande adquiriu 6 novos veículos em 2011. Seu percentual em relação ao total de ônibus novos inseridos no sistema de Fortaleza foi bem menor que em relação à frota operante da época.


Rota Expressa 2,4%

A Rota Expressa, assim como a Siará Grande, também adquiriu 6 novos veículos, inclusive os prefixos e modelos também foram parecidos, ambas adquiriram 6 Marcopolo Torino encarroçado sob chassi OF-1722, com prefixos 101 ao 106, ou seja, mudaram apenas os códigos operacionais. 



Montenegro 2,8%

No ano de 2011 a extinta empresa Montenegro adquiriu 7 novos ônibus. A renovação significou a volta das grandes renovações na história da empresa, pois a última grande renovação havia acontecido em 2002, ano em que a mesma comprou 4 Caio Apaches Vip e 3 Caio Piccolos.

Santa Maria 5,3%

A empresa Santa Maria, no ano de 2011, adquiriu um total de 13 novos ônibus. Ressalta-se que neste total está incluído o início das operações dos carros 20031 e 20033.

Maraponga Transportes 7,3%

A Maraponga, empresa bem conhecida pela frota bastante nova, adquiriu 18 novos ônibus, uma ótima renovação em relação a sua frota operante da época. A empresa se classificou como a 6ª na lista de quem mais contribuiu nesses 248 novos ônibus incrementados no SIT-For em 2011.

São José Transporte Urbano 13,3%

No ano de 2011, a São José ''deu o gás'', e adquiriu 33 novos veículos, com isso o seu percentual em relação ao total de veículos novos de Fortaleza foi muito considerável.


Viação Fortaleza 14,5%

A Viação Fortaleza obteve 14,5% de participação nas aquisições destes 248 veículos novos que entraram no sistema em 2011. A empresa adquiriu 36 novos ônibus.



Viação Urbana 16,2%

A ''urbana'', como é conhecida pelos operadores do transporte, foi responsável por 16,2% da frota nova inserida em Fortaleza no ano de 2011.

Auto Viação Dragão do Mar 17%

A empresa da ''Jangadinha'' ficou em segundo lugar como uma das empresas que mais contribuíram na aquisição dos 248 novos ônibus inseridos em 2011, pois adquiriu 42 novos veículos naquele ano.

Vega S/A Transporte Urbano 22,2%

E em primeiro lugar ficou a maior empresa de ônibus de Fortaleza: A Vega. Ela adquiriu 55 novos ônibus naquele ano e, portanto, foi a campeã em renovação de frota em Fortaleza.



Vale ressaltar que as empresas Expresso Timbira, Transpessoa, Asa Azul, Fretcar, São Francisco, Santa Cecília, Maratur, São Benedito e Terra Luz não adquiriram veículos novos durante o ano de 2011.


* As referências de porcentagem representam uma base aproximada da quantidade real de ônibus adquiridos de acordo com a pesquisa.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال