6 anos sem a Bons Amigos/São Vicente

Caro leitor, a edição de hoje do blog MOB Ceará tem um objetivo especial, pois visa relembrar um pouco da trajetória das empresas Viação Bons Amigos (05) e São Vicente (16). Mesmo não parecendo, já se passaram 6 anos que as mesmas deixaram de operar no Sistema Integrado de Transporte da capital cearense, SIT-For.


Foi no dia 30/11/2007 que os busólogos sentiram uma grande tristeza ao saber que, naquele dia, seria a última oportunidade de andar em um ônibus pertencente as duas empresas, e que, de fato, se resumiam a uma só.

Pintura da Bons Amigos na década de 1960
A empresa iniciou suas atividades com a razão social de Viação São Vicente Ltda, mudando, em 1964, para Viação Bons Amigos Ltda.

Neste período, a empresa era assumida, entre outros sócios, pelo fundador da Autoviária São Vicente de Paulo, o senhor Carlos Albuquerque de Lima, que, junto com a família Feitosa, colaborou para consolidar a empresa como uma das mais tradicionais da capital cearense.

Em 2004, a Bons Amigos "deu vida" para a Viação São Vicente, que ficou com mais de 90% das linhas, fazendo com que a ''05'' ficasse somente com a linha 310-Campus Universitários/Pan Americano e 5 tabelas.


No último dia de operação, muito se ouviam notícias de que, com muita tristeza, alguns funcionários da empresa até não estavam executando suas funções corretamente, por desmotivação, devido ao fato de a empresa ter feito parte da vida de muitos deles.

A Viação Bons Amigos conquistou uma fama de ter muitos carros velhos, mas em bom estado de conservação. Era comum ver carros de 14 anos de uso muito bem cuidados, com boa manutenção e que deixavam alguns gerentes de algumas empresas de ônibus impressionados, pelo fato de que, apesar dos carros serem velhos, os mesmos obtinham êxito em linhas de grande concorrência, como as linhas 300-Siqueira Centro Expresso, que, na época, ainda embarcava passageiros no centro, concorrendo com os 16 carros da linha 355-Siqueira/José Bastos e os outros carros da linha 300.


A primeira, e última, aquisição de ônibus novos pela Viação São Vicente aconteceu no ano de 2005, quando a mesma adquiriu 6 ônibus da fabricante Busscar, modelo Urbanuss e encarroçados sob chassi Volkswagen 15-180 EOD. Vale ressaltar que a querida "16" foi, em todo o estado do Ceará, a única empresa a trazer esses veículos equipados com essas configurações.


Em 2006, a Viação São Vicente fez a sua última aquisição de ônibus, foram incorporados a frota um total de 15 Busscar Urbanuss com chassi Volkswagen 16-210 CO e ano de fabricação 2000, que pertenciam anteriormente à empresa Vega (35).

Com o término das operações, as linhas das empresas São Vicente e Bons Amigos foram rateadas entre a maioria das empresas operantes da época, deixando suas lembranças marcadas nos seus veículos, pois muitos puderam ser vistos rodando em outras empresas, sendo que, hoje, alguns destes ainda operam em nosso sistema, fazendo com que sempre lembremos daquela época boa em que andávamos nos carros da Bons Amigos e São Vicente.

Fonte: MOB Ceará/Cepimar

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال