MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 5 de maio de 2013

Linhas de ônibus voltam a parar na Praça da Estação

Desde o último sábado (04/05), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizou a reocupação da Praça Castro Carreiro, mais conhecida como Praça da Estação, com a reativação dos terminais de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo.




Com a finalização das obras do Metrô de Fortaleza, que durante um período bloquearam o acesso de algumas vias do Centro, e com a saída dos ambulantes da praça, trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Regional do Centro e Secretaria de Segurança Cidadã, a área passou a ser novamente utilizada pelos coletivos. O espaço conta com cinco baias e vinte e quatro abrigos de concreto, estruturas que irão oferecer mais conforto aos usuários do serviço.



Foto: José Leomar

Além das oito linhas do transporte regular e do transporte metropolitano que já utilizavam o terminal antes das intervenções do Metrofor, a Etufor informa que as linhas 220 – Av. Sargento Hermínio, 108 – Santa Maria/Bezerra de Menezes, 201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery, 206 – Padre Andrade e 240 – Quintinho Cunha/Centro também retornaram a utilizar a praça. Além disso, as linhas 905 – Meireles/Centro, 906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro, 907 – Castelo Encantado/Centro e 061 – Linha Central passaram a realizar o transbordo de passageiros no local, ampliando a rota de atendimento para os usuários do Centro. A Etufor esclarece que nenhum dos pontos de paradas que estavam sendo utilizados foram desativados, o objetivo da ação é apenas ampliar o atendimento.

A praça também passa a contar com um espaço reservado para receber ônibus de turismo, solucionando uma demanda antiga do setor, que antes tinha dificuldade em levar turistas para conhecer a região central da cidade. Placas indicando as linhas que passam em cada parada foram instaladas para facilitar o embarque dos passageiros e fiscais da Etufor estão orientando a população nos primeiros dias após a alteração.

Linhas que antes da obra utilizavam a praça
220 – Av. Sargento Hermínio
108 – Santa Maria/Bezerra de Menezes
201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery
206 – Padre Andrade
240 – Quintinho Cunha/Centro

Linhas que deixaram de utilizar a praça durante a obra do metrô
011 – Circular 1
101 – Beira Rio
102 – Vila Santo Antônio/ N. S. das Graças
110 – Vila do Mar/Centro
111 – Jardim Iracema
112 – Álvaro Weyne/Centro
114 – Cj. Nova Assunção/Francisco Sá
115 – Jardim Guanabara/Francisco Sá.

Linhas que pela primeira vez utilizam a praça
905 – Meireles/Centro
906 – Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 – Castelo Encantado/Centro
061 – Linha Central

Fonte: ETUFOR

Um comentário:

Didi Alves disse...

Faltou a 200-Avenida Bezerra de Menezes na relação das linhas que deixaram de utilizar a praça durante as obras e a 250-Antônio Bezerra/Centro na relação das que utilizam a praça,se é que utiliza.

Tradutor