MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sábado, 12 de maio de 2012

A acessibilidade nos ônibus de Fortaleza

O grupo MOB Ceará realizou uma pesquisa afim de saber a quantidade total de ônibus com elevador para cadeirantes em nossa cidade. Durante quase um mês ficamos de olho na frota operante de todas as empresas e hoje trazemos os números para você conhecer. 

Fortaleza possui uma frota com algo aproximado em 1914 veículos, sendo 908 veículos acessíveis, o que representa aproximadamente 47,5% da frota total operante.
*Dados da pesquisa realizada até 11/05/2012

Através da tabela ao lado você pode conferir como está a distribuição desses 908 veículos em cada empresa empresa. 

De acordo com a pesquisa a empresa que mais possui veículos acessíveis é a Viação Fortaleza com 131 ônibus adaptados, ela também fica em primeiro lugar com base na porcentagem em relação à sua frota operante, com mais de 70% da frota com elevador.

Gostaríamos de lembrar que as empresas Asa Azul, São Francisco e Maratur não possuem nenhum veículo com elevador para cadeirantes, a soma da frota total destas três empresas é 49 veículos.

A Realidade 

A equipe MOB Ceará caiu em campo e foi conferir de perto as operações de embarque e desembarque de cadeirantes. O local escolhido foi o terminal da Parangaba, onde o fluxo de passageiros é bastante grande.

Ao chegarmos no terminal não foi muito difícil achar um passageiro na condição de cadeirante esperando o ônibus para realizar o embarque. No ponto de embarque da linha 040-Parangaba/Lagoa, aproximava-se o carro 36918 da Viação Santa Cecília, e esperando na fila estava um cadeirante que nos autorizou a fotografar todo o processo de embarque.
A operação de embarque durou menos de 3 minutos, uma excelente habilidade por parte da operadora
Durante todo o processo de embarque, os fiscais da Etufor e do Sindiônibus auxiliaram o cadeirante e a motorista com os devidos cuidados. O embarque foi realizado em menos de 3 minutos e a operadora do veículo demostrou muita habilidade no manuseio da máquina.

O grupo MOB Ceará parabeniza a Viação Fortaleza por ter chegado ao elevado número de veículos adaptados em apenas 4 anos, desde a sua primeira aquisição de ônibus adaptado. Também parabenizamos o excelente trabalho dos fiscais da Etufor e Sindiônibus, que estão sempre atentos ao embarque e desembarque de cadeirantes nos terminais.

Ps. Agradecemos a supervisora Tatiane, por nos autorizar a realizar este trabalho no terminal da Parangaba.

Fonte: MOB Ceará
Fotos: Acervo MOB Ceará

Nenhum comentário:

Tradutor