O TopBus+ encerrou as atividades em Fortaleza. O sistema de transporte sob demanda implementado em 2019 chegou em um momento onde o comportamento do cearense estava mudando sob o aspecto do transporte público.
%2012.52.32_b3108744.jpg)
De início, o sistema gerido pelo Sindiônibus tinha uma proposta de aproximar as pessoas de seus destinos com uma precisão maior que a do transporte urbano, e começou abrangendo apenas as áreas nobres da cidade. Para captar mais demanda, o TopBus passou a atender outros bairros centrais como Parangaba, Passaré progressivamente, e também começou a aceitar o vale transporte eletrônico. Com isso, a frota também expandiu.
Contudo, o TopBus foi deixando de fazer seu principal intuito, que era estimular o uso das vans ao invés de carros de aplicativo, e foi ganhando apenas as demandas que já usavam o transporte público, possível motivo da retirada de alguns bairros no atendimento dos veículos e voltando a operar somente nos bairros mais nobres, próximos aos grandes shoppings da cidade.
Como última estratégia, o TopBus decidiu fazer rota fixa, ligando a Praia do Futuro até a Rodoviária de Antônio Bezerra, porém antes do meio dia do primeiro dia de operações as linhas foram paralisadas, pois da forma que o sistema estava configurado, fugia do propósito das vans e ia interferir em outros meios de transporte, como o sistema complementar.

As definições da TopBus não poderiam ter rota e tarifa fixas nem ponto fixo de parada, pois se configuraria transporte público, e logo não se há possibilidade de incluir as vans nesse modal que já foi licitado. Como não se pode regulamentar esse tipo de modal, e nem era viável manter o formato antigo, o sistema foi encerrado e as vans estão à venda.
Redação: Narcisio Santos