A Expresso Guanabara suspendeu o atendimento da cidade de Pentecoste logo após o período de férias, alta estação no transporte rodoviário intermunicipal.

Nos últimos anos, a operação estava reduzida, mantendo apenas uma frequência semanal, com ônibus saindo de Fortaleza ao meio dia e de Apuiarés às 15h45, passando em Pentecoste às 16h32, todas as terças-feiras. Veja um resumo histórico sobre o trecho:
No final do ano de 2009, através de uma licitação, a Guanabara ganhou o direito de operar as linhas do Vale do Curu que antes eram atendidas pela empresa Litorânea Viagens, e que agora se encaixavam em um grande lote que tinha a cidade de Sobral como referência.
Foram quase dezesseis anos de operação e com muitas variações entre horários e veículos disponibilizados para aquela região.
Em 2011, a empresa adquiriu 10 ônibus com motor dianteiro para atender especificamente a demanda daquela região, mas não passaram muito tempo até serem transferidos para o estado da Paraíba, no ano seguinte.

No final de 2019, houveram reduções drásticas no quadro de horários ofertados e com três mudanças significativas: o município de General Sampaio deixou de ser atendido pela Guanabara e passava para a Viação Princesa, que estendeu a linha que antes ligava Fortaleza até Paramoti. Tejuçuoca passou a ser contemplada com apenas um horário diário e com seu itinerário alterado, deixando de passar por Pentecoste e Apuiarés, e começou a passar pela cidade de Umirim, o que não durou muito e logo foi suspensa, e os municípios de Pentecoste e Apuiarés sofreram alterações em seus respectivos horários também.
Em 2020, após o primeiro Lockdown, a Guanabara encerrou de vez suas atividades na linha Fortaleza x Tejuçuoca e repassou para a Viação Princesa, que estendeu ainda mais a sua linha e deixa de ser Fortaleza x General Sampaio via Paramoti, passando então a contemplar também o município de Tejuçuoca, contudo, esse pequeno lote de quatro municípios, passou a ser menos abrangido, tendo a operação limitada apenas até Apuiarés e com um horário diário, saindo de Fortaleza as 12h30 e retornando as 15h45.

Pouco tempo depois, ainda na pandemia, no final de 2021, houve uma pequena modificação no horário de saída de Fortaleza, passando para 12h.
Um pouco mais a frente, outra alteração indicava que o fim estava mais próximo. A operação se reduziu para a sua frequência mínima, com apenas um horário semanal. Com saídas sempre às terças-feiras ao meio dia, retornado de Apuiarés às 15h45 e de Pentecoste às 16h32, sendo esta a última escala antes de findar as operações na cidade.

Redação: Ramon Castro