A Viação Fortaleza recebeu, nesta semana, mais 10 ônibus novos, totalizando 11 adquiridos em 2025, a segunda maior aquisição de veículos zero quilômetro no urbano da capital cearense este ano até o momento. Na tarde de ontem (17/04), a equipe MOB Ceará esteve presente na sede da empresa para conferir as novas unidades, e trazer os detalhes para você, caro leitor.


As carrocerias dos coletivos foram fornecidas pela Marcopolo, e são do modelo que compõe 100% da frota da companhia, o Torino, e são montadas em chassis leves com suspensão a ar, do modelo Mercedes-Benz OF-1619L. Os prefixos dos ônibus são: 02502 (este chegou primeiro e está operando há algumas semanas), 02504 ao 02513. Os 10 que chegaram por último já estão emplacados, e deverão ser colocados em operação até o final deste mês.


Os coletivos possuem sistema de ar-condicionado e painéis eletrônicos frontal e lateral na cor âmbar da marca Spheros, três portas com acionamento eletropneumático, dispositivo de transposição acessível (DTA) na porta central e catraca da marca Foca, espaço para pessoas com deficiência acompanhadas de cão guia ou em cadeira de rodas, assentos tipo City com estofados nos lugares preferenciais, piso em taraflex na cor azul, monitor no painel com câmera próxima à porta traseira para auxílio na visualização do desembarque, e sistema de segurança "Anjo da Guarda" que permite a movimentação do veículo somente com as portas fechadas.


O MOB Ceará agradece à Viação Fortaleza pela receptividade e parabeniza a companhia por mais essa renovação.
Redação: Paulo Henrique Felício
Tirando a suspensão a ar. O resto é mais do mesmo. Eu que ver é articulados de volta e ônibus elétricos operando em nossa capital.
ResponderExcluirEsses carros pequenos que estão
ResponderExcluirchegando, serão para rodar fora dos horários de pico?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo esses carros pequenos suportaram a grande demanda dos horários de pico? Qual a lógica?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQual a conivência dos gestores responsáveis, sendo Fortaleza a quinta capital do país com uma demanda enorme de transporte público? Os empresarios não
ResponderExcluirestão mais recebendo os subsídios para investir em transportes de grande porte? Alguém está fazendo vista grossa para atender os interesses de uma minoria em prejuízo de outra?
Entre as metrópoles brasileiras, de longe Fortaleza é a que tem o pior transporte. Banco de plástico, janela de correr, carros encurtados, tarifa cara e nenhum carro motor traseiro ou articulado. Pra completar o metrô mais fuleragem do BR, que não segue a dinâmica da cidade e com vergonhoso intervalo de quase 20 min. Entusiasta do transporte público, desisti de Fortaleza porque sai gestão e entra outra e NADA melhora. Apesar repito: é o transporte mais mesquinho entre as capitais com mais de 2 milhões de habitantes
ResponderExcluirA demanda só vem caindo pois o uber carro veio primeiro agora temos uber moto que esvaziou os veículos. Pandemia foi balela a decadência no transporte vem desde 2018. Com os aplicativos de mobilidade.
ResponderExcluirOs politiqueiro não querem conforto ao passageiro e sim diminuição de custo. Cobradores agora ficou na história da cidade.
Banco de plástico e motorzinho já tem 20 anos. Então querer que a demanda aumente com serviço porco é surreal. E mais: os ônibus continuam lotados e o sistema não convida a deixar o carro . Que caia cada vez mais esse sistema falido!
ResponderExcluir