914: O circular da Aldeota que não tinha demanda

Em maio de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantava nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont um binário que visava melhorar a circulação do trânsito na região da Aldeota, e para viabilizar o deslocamento de passageiros, foi criada pela ETUFOR a linha 914 - Binário Circular.



Antigamente, ambas as avenidas possuíam canteiro central e duplo sentido, o que gerava muitas complicações no trânsito, principalmente em horários de pico. Após a implantação do binário, a Av. Santos Dumont passou a ter sentido único Centro-Papicu, enquanto a Av. Dom Luís, sentido único Papicu-Centro. Com isso, visando os passageiros de ônibus que precisavam se deslocar entre as avenidas, foi criada uma rota circular, que funcionava diariamente, das 5h50 às 20h30. O itinerário também passava pela Rua Tenente Benévolo, Av. Rui Barbosa e Av. dos Jangadeiros.


As empresas escolhidas para operar na linha foram a Viação Fortaleza e a São José (1 tabela de cada), esta última que escalou seu mais novo veículo na época, o 12401, recém-adquirido de pronta-entrega da Ceará Diesel. A linha também operava com tarifa reduzida, para servir como atrativo aos usuários, sendo R$0,40 a passagem inteira e R$0,20 a meia. Mesmo assim, a demanda não era notória, talvez pelo fato da rota não adentrar o Terminal do Papicu, ou pela maior parte do seu itinerário ser coberta por outras linhas como 044, 045 e 901. Assim, em novembro de 2014, a linha foi extinta, sendo uma das menores demandas do sistema.



Redação: MOB Ceará

11 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Foi um erro absurdo a 914 não integrar com o Terminal Papicu, na época o Bilhete Único ainda estava em implantação. Se esticasse até a praça da Estação seria um ótimo reforço para as demais linhas do corredor Santos Dumont e Dom Luiz.

    ResponderExcluir
  2. Era para ter mantido apenas o preço das passagens...$ 0,40 inteira e $ 0,20 a meia passagem

    ResponderExcluir
  3. SE A PASSAGEM FOSSE 0,40 OS ONIBUS DE HJ SERIA PS 1990

    ResponderExcluir
  4. Alguma empresa do SIT-FOR podería incorporar algum ônibus com chassi Mercedes-Benz O-500M ou O-500R Super Padron??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pq já teve nos articulados e foram parados na pandemia e foram vendidos para a Vega Manaus

      Excluir
    2. Olha...aqui se vir padron vai ser um 1724, 17260......e pior se vir um 1519

      Excluir
  5. E outra consulta,alguma outra empresa do setor metropolitano de Fortaleza podería incorporar carros novos Neste ano??
    Além da Vitória??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, até o momento só a vitória

      Excluir
    2. Até pq o governo estadual está fazendo os estudos de implementação do transporte gratuito

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال