REDES:

_

MOB Ceará conhece a empresa Versatily Quem vendeu mais de 2017 a 2021 ao SIT-For? Saiba nesta matéria Fretar surpreende com seus primeiros Volvo B270F Entre as empresas do rodoviário, Princesa é a única que tem micros Para 2023, Caio fornecerá 15 ônibus para a São José e para a Vega

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

914: O circular da Aldeota que não tinha demanda

Em maio de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantava nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont um binário que visava melhorar a circulação do trânsito na região da Aldeota, e para viabilizar o deslocamento de passageiros, foi criada pela ETUFOR a linha 914 - Binário Circular.



Antigamente, ambas as avenidas possuíam canteiro central e duplo sentido, o que gerava muitas complicações no trânsito, principalmente em horários de pico. Após a implantação do binário, a Av. Santos Dumont passou a ter sentido único Centro-Papicu, enquanto a Av. Dom Luís, sentido único Papicu-Centro. Com isso, visando os passageiros de ônibus que precisavam se deslocar entre as avenidas, foi criada uma rota circular, que funcionava diariamente, das 5h50 às 20h30. O itinerário também passava pela Rua Tenente Benévolo, Av. Rui Barbosa e Av. dos Jangadeiros.


As empresas escolhidas para operar na linha foram a Viação Fortaleza e a São José (1 tabela de cada), esta última que escalou seu mais novo veículo na época, o 12401, recém-adquirido de pronta-entrega da Ceará Diesel. A linha também operava com tarifa reduzida, para servir como atrativo aos usuários, sendo R$0,40 a passagem inteira e R$0,20 a meia. Mesmo assim, a demanda não era notória, talvez pelo fato da rota não adentrar o Terminal do Papicu, ou pela maior parte do seu itinerário ser coberta por outras linhas como 044, 045 e 901. Assim, em novembro de 2014, a linha foi extinta, sendo uma das menores demandas do sistema.



Redação: MOB Ceará

11 comentários:

viação rota direta disse...

Foi um erro absurdo a 914 não integrar com o Terminal Papicu, na época o Bilhete Único ainda estava em implantação. Se esticasse até a praça da Estação seria um ótimo reforço para as demais linhas do corredor Santos Dumont e Dom Luiz.

Gusttavo Lima disse...

Era para ter mantido apenas o preço das passagens...$ 0,40 inteira e $ 0,20 a meia passagem

Alguém disse...

SE A PASSAGEM FOSSE 0,40 OS ONIBUS DE HJ SERIA PS 1990

santiirigoyen 6 disse...

Alguma empresa do SIT-FOR podería incorporar algum ônibus com chassi Mercedes-Benz O-500M ou O-500R Super Padron??

santiirigoyen 6 disse...

E outra consulta,alguma outra empresa do setor metropolitano de Fortaleza podería incorporar carros novos Neste ano??
Além da Vitória??

Malaquias Júnior disse...

Não

Malaquias Júnior disse...

Ainda não, até o momento só a vitória

Malaquias Júnior disse...

Até pq o governo estadual está fazendo os estudos de implementação do transporte gratuito

Malaquias Júnior disse...

Até pq já teve nos articulados e foram parados na pandemia e foram vendidos para a Vega Manaus

aasj disse...

Olha...aqui se vir padron vai ser um 1724, 17260......e pior se vir um 1519

aasj disse...

Ainda existe a linha 061Central?