Sindiônibus inicia abertura e fechamento automático de viagens

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) iniciou recentemente o novo processo de abertura e fechamento automático de viagens nos ônibus de Fortaleza. Nesta matéria, você vai entender como isso funciona na prática.


Para um ônibus iniciar o seu dia de operações, é necessário que o motorista faça um procedimento no validador, abrindo sua jornada e configurando a linha e tabela para o qual ele está escalado. A partir daí, todas as vezes que o veículo chegar no ponto inicial ou final da linha, no seu devido horário, o motorista precisa ir até o validador, passar o cartão operacional e trocar o sentido da viagem de "ida" para "volta" ou vice-versa. Só que agora, com um novo projeto do Sindiônibus, esse deslocamento do motorista até o validador a cada viagem não será mais necessário.


A ideia é que, ao chegar no ponto inicial ou final (conhecidos como pontos de interesse), o motorista não precise mais se levantar da cadeira e se dirigir até o validador para configurar a nova viagem, pois o procedimento será realizado automaticamente. Pelo sistema do GPS, o validador reconhece que chegou ao ponto e já faz a troca automaticamente, emitindo um aviso sonoro. O motorista precisa apenas ficar atento para ver se o validador emitiu o aviso.

Apesar da novidade, que pretende facilitar o trabalho dos motoristas, existem alguns momentos em que o deslocamento até o validador ainda vai ser necessário: no início da jornada (quando o motorista estiver saindo da garagem); no início e final do seu intervalo de lanche, e no final da jornada. Nesse momentos, o operador ainda precisará encerrar e iniciar as viagens manualmente. Mesmo assim, nos demais horários, o processo será totalmente automático.


Vale ressaltar que essa novidade ainda está em fase de testes, podendo passar por algumas instabilidades, e também ainda não chegou à todas as linhas. Assim como no período do autoatendimento, que o processo era gradativo e acontecia por linhas, o mesmo se dá no projeto de abertura e fechamento automático de viagens. A cada período, o Sindiônibus divulga a listagem de novas linhas que passarão a funcionar nesse esquema, e cabe às empresas operadoras orientar os motoristas sobre como proceder. Ainda não há uma previsão de quando esse sistema chegará à todas as linhas.


Redação: Lucas Fernando

5 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Só faltou dizer as linhas-piloto que estão recebendo esse teste.

    ResponderExcluir
  2. Seria bom se tivesse um dispositivo de validador complementar próximo ao painel do motorista que pudesse validar sem que o mesmo precise se levantar, ele passaria o cartão e digitaria o código referente a ação que o profissional irá fazer

    ResponderExcluir
  3. Hoje peguei o 14401 na 327 e parece que já funciona o sistema automático das viagens.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال