O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) iniciou recentemente o novo processo de abertura e fechamento automático de viagens nos ônibus de Fortaleza. Nesta matéria, você vai entender como isso funciona na prática.
Para um ônibus iniciar o seu dia de operações, é necessário que o motorista faça um procedimento no validador, abrindo sua jornada e configurando a linha e tabela para o qual ele está escalado. A partir daí, todas as vezes que o veículo chegar no ponto inicial ou final da linha, no seu devido horário, o motorista precisa ir até o validador, passar o cartão operacional e trocar o sentido da viagem de "ida" para "volta" ou vice-versa. Só que agora, com um novo projeto do Sindiônibus, esse deslocamento do motorista até o validador a cada viagem não será mais necessário.
A ideia é que, ao chegar no ponto inicial ou final (conhecidos como pontos de interesse), o motorista não precise mais se levantar da cadeira e se dirigir até o validador para configurar a nova viagem, pois o procedimento será realizado automaticamente. Pelo sistema do GPS, o validador reconhece que chegou ao ponto e já faz a troca automaticamente, emitindo um aviso sonoro. O motorista precisa apenas ficar atento para ver se o validador emitiu o aviso.
Apesar da novidade, que pretende facilitar o trabalho dos motoristas, existem alguns momentos em que o deslocamento até o validador ainda vai ser necessário: no início da jornada (quando o motorista estiver saindo da garagem); no início e final do seu intervalo de lanche, e no final da jornada. Nesse momentos, o operador ainda precisará encerrar e iniciar as viagens manualmente. Mesmo assim, nos demais horários, o processo será totalmente automático.
Vale ressaltar que essa novidade ainda está em fase de testes, podendo passar por algumas instabilidades, e também ainda não chegou à todas as linhas. Assim como no período do autoatendimento, que o processo era gradativo e acontecia por linhas, o mesmo se dá no projeto de abertura e fechamento automático de viagens. A cada período, o Sindiônibus divulga a listagem de novas linhas que passarão a funcionar nesse esquema, e cabe às empresas operadoras orientar os motoristas sobre como proceder. Ainda não há uma previsão de quando esse sistema chegará à todas as linhas.
Redação: Lucas Fernando
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSó faltou dizer as linhas-piloto que estão recebendo esse teste.
ResponderExcluirSão muitas linhas, por isso não foi citado
ExcluirSeria bom se tivesse um dispositivo de validador complementar próximo ao painel do motorista que pudesse validar sem que o mesmo precise se levantar, ele passaria o cartão e digitaria o código referente a ação que o profissional irá fazer
ResponderExcluirHoje peguei o 14401 na 327 e parece que já funciona o sistema automático das viagens.
ResponderExcluir