REDES:

_

Brasileiro 5045: um raro G6 Volvo que operou no intermunicipal cearense Sistema urbano de Fortaleza com 100% da frota acessível Expresso Cabral comemora 65 anos com renovação de frota Vega Manaus já passa de 160 ônibus e recebe 4 Marcopolo 0km Prime Plus recebe o MOB Ceará pela primeira vez Expresso Tur apresenta seus rodoviários ao MOB Ceará

terça-feira, 21 de junho de 2022

Primeiro ônibus 2022 da Vega começa a operar

A Vega tem sido notícia hoje no site MOB Ceará.

Enquanto o site mostrou as inovações em sua filial em Manaus, em Fortaleza sob outra tarifa e diferentes subsídios, as aquisições são voltadas a outro nicho.
 

A prefeitura de Fortaleza aprovou o ingresso do primeiro ônibus leve de configurações básicas  desde o acordo de 2014 feito entre as empresas e o então prefeito Roberto Cláudio, que tratava sobre as aquisições de ônibus novos que deveriam vir de fábrica com ar, valendo para todas as categorias.

A exceção do equipamento apenas se daria para veículos adquiridos semi novos. No entanto, de lá pra cá aconteceram diversas mudanças externas no transporte. As empresas reduziram despesas com cobrador, o que traria mais solidez ao negócio a partir de 2020, contudo, a pandemia mudou todo o cenário do comércio e indústria no mundo todo. O Brasil, país "padrinho" da corrupção, não teve o devido suporte fiscal para que as empresas e micro empresas do transporte coletivo e fretado não tivessem de amargar o ônus da paralisação total ou parcial de suas atividades, medida questionada pela população como necessária ou não, e o MOB Ceará se abstém de opinar sobre isso.

Foram 2 anos sem basicamente nenhuma compra de carros novos - pelo contrário, foi muita depreciação, queda na demanda e o encarecimento do custo de aquisição de novos equipamentos, afetando até as maiores empresas que claro, a maioria, não sentiu como as menores. Os empregos de cobrador certamente não iam perdurar mais do que 10 meses após a data que de fato ocorreu.

Hoje, o carro 35266 da Vega, um veículo da classe leve e básico, iniciou suas atividades na linha 101-Beira Rio. De mesmo modo, o 30255 da Via Urbana, que pertence a classe semi pesado, começou também a rodar, mas veio com ar-condicionado para climatizar a viagem, ou seja, o recado é que as linhas mais curtas, ou alimentadoras, operadas por veiculos leves vão ser operadas por ônibus sem ar, e as linhas com maior demanda, maior percurso e lotação continuarão a receber ônibus com ar-condicionado, que custam em torno de R$40.000,00 mais caros. E todas as aquisições previstas a chegar com chassis OF-1519 devem vir sem ar.

Redação: Narcisio Santos 

35 comentários:

Ssm disse...

Sabia que a desculpa ia ser essa.
Pra falar a vdd, os empresários daqui, querem porque querem que a passagem fosse 5,40 como a prefeitura não aprovou, ficou nos 3,90 resolverem fazer isso!

Dessa maneira, tá valendo andar de ônibus em Fortaleza não, pagar bem mais caro pra voltar ao passado? Vale nem a pena, que O sistema continue a perder passageiros por culpa de um prefeito fraco que faz querer dos empresários e não do cliente que paga e usa O sistema! 🤡🤡🤡🤡🤡🤡

Ssm disse...

Sem cobrador, sem ar condicionado, sem ônibus articulados sem [email protected] nenhuma.

Ônibus andam se arrastando pra fazer economia de diesel querem mais O que?

Quer dizer que no Brasil todo, a pandemia e a crise só atingiu Fortaleza?
Haa, por favor né! 🤡🤡🤡

Ssm disse...

Parabéns, voltamos aos anos de 2013 pra trás, voltamos ao passado, com uma diferença! Passagem a 3,90 e subindo!

Falta de respeito, e compromisso por parte do sindonibus e prefeitura com que usa, paga O sistema que é O usuários! 🤡😡

Narcisio Santos disse...

Passagem sai a 4,50 pois o usuário paga a tarifa de 3,90 e custeia os 0,60 por outra fonte que a prefeitura capta para repassar pras empresas... creio que funcione assim

Narcisio Santos disse...

Acho que o custo de termos a tarifa mais barata de transporte integrado dá nisso....

Luis Keven disse...

Isso porque tem quem passe pano pra uma situação dessa, empresários mandam e desmandam e nenhuma ação pra barrar isso é feita e como sempre sobra pra população, aí quando começar a ter retaliação, vão chamar o povo de vag4bundos

Ssm disse...

Se nãe engano, em Manaus é 3,80
Já viu a quantidade de ônibus articulados que tem lá?
Sem contar esses que era de Fortaleza e os super padrons que agora foram parte!

E os ar condicionado não for desligados!

.. disse...

Decadência, a prefeitura ao invés de ajudar a população ajuda só os empresários, criaram mini terminais que não funcionam pra nada!

Narcisio Santos disse...

Tarifa é o que a população paga direto. Subsídio deve ser enorme e esse valor não entra na cabeça da população pobre e desinformada, ou seja, a maioria de nós todos.

Ssm disse...

Vejo futuramente passageiros de algumas linha de bairro com maior percurso, passageiros pagando 3,90 pra andar no ônibus com AR e outras linhas com O mesmo valor de passagem porém sem direito a AR!

Por exemplo: terminal Messejana: passageiros da linha LAGOA REDONDA andando de ar condicionado pois O percurso é maior enquanto passageiros da linha JOAO PAULO II pagando O mesmo valor de passagem sem direito a ar condicionado!

Se isso não for injusto não sei O que é! Palhaçada!

Francisco Roberto disse...

E eu quero é que o povão ande mais de uber e de bicicleta mesmo! E que esses "donos" e não empresários de CAMINHÔnibus. Que tomem mais prejuízos para verem se investem na qualidade do serviço de transporte! Qualidade esta aliás! Que eles nos tiram desde a década de 90. Quando substituíram os carrôes pesados, Volvos, md e Scanias. Por caminhônibus.

Francisco Roberto disse...

Começou a voltas das carroças!

Narcisio Santos disse...

Eu acho que nosso maior problema seja segurança... e não ar condicionado embora claro temos que ter os 2 né

Ssm disse...

"População pobre e desinformada" É exatamente O que o sindonibus e seus empresários pensam dos passageiros!

Sabemos dos custos e que tudo está caro, mas depois de tudo que já foi tirado, retirar O ar condicionado? A única evolução que o sistema teve! Ainda mais com O tipo de veículo que é ofertado aos usuário, beira a sacanagem!

Unknown disse...

Fiquem triste não,Aqui no distrito federal, tá a mesma coisa mais de 200 novos apache V sem ar

Francisco Roberto disse...

Ssm, não tem desculpas plausíveis para estes "donos" de caminhônibus, não! Se eles tivessem interesse de oferecerem um melhor serviço a população. Chamariam a prefeitura e a população para discutirmos em uma audiência publica. Os problemas e as possíveis soluções para melhoria do serviço. Mas não. Eles ficaram calados na deles, tomaram prejuízos. E depois ainda queriam que nós sozinhos, pagássemos estes seus prejuízos. Com uma tarifa altíssima de R$ 5, 40. Sem nenhuma melhoria do serviço para nós.

Narcisio Santos disse...

Mas são pobres e desinformadas mesmo tanto que votaram no Sarto 😁

Ssm disse...

Eles vão fazer de tudo pra tarifa chegar a esse valor ai, vai ser devagarinho com a desculpa de pandemia (eterna)...

5,40 pra andar nisso ai, sou mais um Uber. Ou então um transporte particular, e é o que mais vai aumentar e gente comprando nem que seja uma MOTO e até mesmo bicicleta. Vale muuuuito mais a pena, do que pagar passagem cara pra andar em ônibus totalmente desconfortáveis sem AR passar um tempão esperando e quando chega anda se arrastando e ainda correndo o risco de se assaltado! 🤦‍♂️

aasj disse...

Que vergonha 35......que vergonha....Carrinho 1519 com rangido de butijão no câmbio, motor de kombi e turbina de F1000....sem ar condicionado. Mas lá em Manaus, O500 R.

Narcisio Santos disse...

Vocês falam como busólogos mas a maioria da população nao liga pra isso... tem VTE que as obriga a trabalhar de bus com ou sem ar. Essa minoria que deixaria de andar de bus por causa de conforto não andaria nem que a frota fosse 100% climatizada pq a insegurança e a demora falam mais alto

Ssm disse...

Eu nao sei os outros, mais eu falo como usuário e principalmente, como consumidor.

Pois a partir do momento que vc paga por um produto ou serviço vc é um consumidor.
E todo consumidor tem seus direitos. E SIM muita gente liga pra isso, e realmente a demora fala mais alto assim como os assaltos!

Ssm disse...

E é exatamente poi isso, pelas pessoas não ligaram que o sistema de ônibus urbano no Brasil é uma 💩, e quem utiliza é mal visto! Ao contrário dos outros países!

André Régis disse...

Linha João Paulo II, 80% são puladores de catracas.

Gilson disse...

O sem futuro do ex prefeito não fez nada e o atual muito menos

viação rota direta disse...

O ex-prefeito fez foi vetar a proposta de lei municipal que trazia em seu teor a obrigatoriedade dos veículos virem com Ar Condicionado.

Sérgio Ferreira disse...

O transporte urbano em Fortaleza esta assim simplesmente por causa do que fizeram alguns anos atrás tirando as pequenas e deixando tudo nas mãos de grandes empresários que ao lado de governantes corruptos nos deixaram entregue as "Baratas". Sem falar do que acontece com o intermunicipal.

Narcisio Santos disse...

Nunca foi lei e sim um acordo

P. Freitas disse...

Esse retrocesso é um absurdo mais o que esperar de um prefeito que veio do sistema. Se ñ me engano fez parte da administração da via urbana do poderoso Jacó barata

SimpatizanteBus disse...

Tudo isso que foi dito se resume ao óbvio. INCOMPETÊNCIA DESSE ATUAL PREFEITO, que não faz absolutamente nada pra mudar esse cenário. DO jeito que as coisas vão indo de mal a pior no transporte urbano de Fortaleza, não me admiro que em pouco tempo até esses veículos pesados deixem de ser comprados e fique só essas carroças leves.
Impressionante a omissão do poder público a tudo isso. Detalhe, na gestão Sarto o que vamos ver muito é inauguração de '' Mini terminais '' abertos....kkkkk
Piada , querem fazer o povo de idiota. Isso não é conquista. Esses terminais não passam simplesmente paradas de ônibus novas, com mais abrigos. Enquanto isso nas periferias, além da maioria das paradas nem ter abrigo, as placas estão de identificação que aquilo é uma parada de ônibus, estão caindo os pedaços de tão velhas que são, isso quando tem...

VERGONHA, HEIM PREFEITO

Celi sena disse...

Pra mim tá sendo um dos piores sistemas de transporte. Vamos voltar aos anos 80 e 90. Prefeito fraco. empresas de ônibus 0.

Ssm disse...

A linha 645 não é a única!

Isso é um problema pra empresa que opera juntamente com a prefeitura resolver.

Não é problema do passageiro (cliente) que PAGA a passagem!

Edson Feijó disse...

O prefeito é tão incompetente que nem pra podar as árvore que atrapalha a visão dos semáforo principalmente nos bairro aldeota Meireles e arredores que são tratados com bons olhos. Imagine a periferia ele quer que o povo se dane.

Francisco Roberto disse...

Edson Feijó, ele é incompetente mesmo! Aliás ele e o antecessor dele também! O posto de saúde do meu bairro. Está a dois anos em uma reforma que não acaba nunca! E já está na quarta empresa na reformar o posto. Absurdo!

Narcisio Santos disse...

Não confundam incompetência com corrupção. Esse dinheiro não investido ta indo pro bolso de alguém... e a midia daqui nunca publica escândalo desde que me entendo por gente, só denunciam buracos pq isso nao derruba mandato

Alguém disse...

Essa esquerda é Phoda e eles querem destruir a Família