Os 70 anos da Viação Fortaleza e da linha 601 - Aerolândia

Hoje, 20 de maio de 2022, é uma data especial para uma das maiores empresas de ônibus da capital. A Viação Fortaleza está comemorando seus 70 anos de vida, e hoje, o MOB Ceará convida você leitor a entender o que a história da empresa tem a ver com a história da linha 601 - Aerolândia, a primeira rota da companhia, que opera até hoje.
 

O ano era 1952 quando Francisco de Albuquerque Lima, o ‘Seu Lima’, recém chegado de Paracuru, vê a possibilidade de trabalhar no setor de transporte em Fortaleza. Ele comprou dois ônibus de seu cunhado, Sr. Alonso Herculano Barroso, e iniciou o transporte de pessoas no Campo da Aviação, atual bairro Aerolândia, junto com o pai e o irmão Raimundo Albuquerque. Seu Lima adquire então uma casa bem simples com quintal para guardar os ônibus, e esse quintal se torna a primeira garagem da Viação Fortaleza.
 

Em 1970, a união com seu cunhado José Gaudêncio Moreira resulta em mais uma empresa, a Viação Silvano, que percorria as vias do Montese e Vila Sarita. Três anos depois, a mesma é incorporada a Auto Viação Fortaleza, permanecendo estes sócios como gestores da empresa juntamente com seus filhos. Fazendo agora as linhas Aerolândia, Alto da Balança, Montese e Vila Sarita.
 

A cidade foi crescendo e, consequentemente, a demanda e a frota também, o que fez a empresa mudar sua garagem para o bairro Cajazeiras, onde está localizada até hoje. Em 1992, Jacob Barata ingressa na sociedade com a Auto Viação Fortaleza, que passa a pertencer ao Grupo Guanabara, passando por toda uma reestruturação administrativa.
 


O bairro Aerolândia é foco de atenção comunitária da Auto Viação Fortaleza ainda hoje, assim como as comunidades dos bairros Dias Macedo, Conjunto Alvorada, Sítio São José, dentre outras. Uma parceria de cooperação iniciada pelo ‘Seu Lima’ nos anos 1952. A linha 601, mesmo depois de mudar sua nomenclatura e ganhar um prefixo, continua sendo operada pela Viação Fortaleza até hoje. Atualmente, são 3 veículos (02921, 02922 e 02103) que fazem o percurso ligando o bairro à Praça Coração de Jesus, no Centro, passando pelas avenidas Visconde do Rio Branco, Aguanambi, Borges de Melo, e pontos de referência como a Base Aérea e o Sindiônibus.

A Auto Viação Fortaleza se mantém firme em seus princípios com a sociedade, estando entre as maiores empresas de transporte de Fortaleza, com 174 veículos em cerca de 42 linhas, transportando diariamente cerca de 94 mil usuários. A equipe MOB Ceará parabeniza a a empresa mais antiga em operação no SIT-For pela sua sólida história de 7 décadas contribuindo para o desenvolvimento da cidade, e em especial a todos os gestores e colaboradores.
 

Redação: Lucas Fernando

5 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Essa empresa merece comemorar seus 70 anos pois ela tem história pra contar Eu me lembro que quando eu morava no montese eu pegava a linha vila sarita que era feito por ela com seus carros brancos e o nome Fortaleza vermelho Parabéns que ela cresca mais e mais e que venha mais novos carros

    ResponderExcluir
  2. Lembro dos antigos monoblocos Mercedes Benz o362 O364

    ResponderExcluir
  3. Gostava demais quando a Viação Fortaleza rodava na 406 e 456. Lembro vagamente dos Caio Alpha e o Ciferal Turquesa.

    ResponderExcluir
  4. Eu me lembro dos seus carros mb o-362. Carros 60, 62 e 64. E dos seus 0-364, carros 41 e 74. Operando nos anos 80 na linha 406-Av dos Expedicionários - José Walter. Deixaram saudades. Todos nesta linha foram substituídos em 1988 por carros com motorização dianteira (caminhônibus).

    ResponderExcluir
  5. 02 Fortaleza: a Melhor da Guanabara. No Cj Ceará já andou nas linhas 322, 045, 385(centro expresso).

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال