25 de julho: dia das mãos que conduzem o país

Dia 25 de julho é comemorado o dia do profissional do transporte. Neste dia especial, o MOB Ceará parabeniza a todos que fazem parte do grupo das “mãos” que conduzem o país. Talvez, o estimado leitor do site não saiba a origem deste dia, porém, será apresentado a seguir.
 

O Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, também é o Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. Reza a lenda que Cristóvão trabalhou por um bom tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Em destaque, o motorista Roberto Jorge da Viação Princesa.
 

Hoje, o site apresentará quatro protagonistas que fazem parte dos profissionais do transporte. Iniciando com a profissional Kerlla Mateus que faz parte da Viação Dragão do Mar, a motorista foi entrevistada por um dos nosso redatores, onde a mesma destacou parte da sua vida profissional. Kerlla Mateus (39) tem mais de dois anos como motorista, contudo, sua vida profissional teve início como chefe de cozinha, onde posteriormente foi chefe de loja. Após isso, Kerlla ingressou no sistema como cobradora e por meio do SEST SENAT fez a inclusão da categoria D em sua habilitação.
 

O que desafiou Kerlla a ser uma motorista foi a fala de um homem que disse que ela não teria capacidade de conduzir um veículo. Hoje, Kerlla faz parte do quadro de funcionários da “42”, e no dia da entrevista, estava na linha 390 – Parangaba / João Pessoa no carro 42417. A motorista deseja e pede que as pessoas sejam cada dia mais empáticas umas com as outras.
 

O segundo colaborador a ser entrevistado foi o motorista Wagner Souza (31) que faz parte da Viação Soares. O motorista contou ao MOB Ceará que sua paixão pelo transporte começou logo cedo, quando admirava o seu pai na operação de grandes máquinas, seu tio que trabalhava com caminhão e seu primo que trabalhava com ônibus na Viação Itapemirim. Na sua infância, brincava com alguns objetos já simulando o sonho de ser um motorista. Com 14 anos fez uma viagem com o seu tio, onde despertou o desejo de “ganhar a estrada”. Com o tempo, foi aprovado e conseguiu sua primeira habilitação. Após um tempo, Wagner adicionou a sua habilitação a categoria D e teve sua primeira experiência numa transportadora, onde foi motorista de caminhão e carreta.
 

 Depois da experiência com veículos de carga, o motorista iniciou sua experiência na área do transporte rodoviário, onde foi contratado pela Viação Soares e permanece na empresa até os dias atuais operando o trecho que liga a cidade de Fortaleza (CE) a Caruaru (PE). Wagner deseja tudo de bom aos seus companheiros de profissão.
 
 
O terceiro entrevistado pelo MOB Ceará foi o motorista Daniel Mota que faz parte do quadro de funcionários da empresa Neqta Transportes. Daniel (25) é funcionário da Neqta desde os seus 21 anos e é grato a empresa pela oportunidade de crescimento que a mesma concedeu a ele. 
 

O motorista destaca em sua entrevista que o desejo de ser motorista “ vem de sangue, vem de família”, pois diversos parentes também trabalham na área. Além disso, contou uma experiência marcante que foi a primeira vez que ele conduziu um veículo DD 8x2 com 15 metros de comprimento. Daniel deseja um Feliz dia do motorista a todos e que seja repleto de coisas boas.


O último entrevistado deste especial foi o motorista Jalyson Freitas. O colaborador da Expresso Guanabara é apaixonado por ônibus e tem como inspiração o seu pai que foi motorista da Autoviária Freitas e da São José de Ribamar (onde o pai sempre levava o filho para ver os veículos). Jalyson ia crescendo e sempre tinha certeza do que de fato queria ser motorista. O primeiro emprego foi numa empresa de caminhão, onde trabalhou quase 02 anos e depois começou a realizar seu sonho sendo motorista de ônibus em diversas bandas de forró. Após 05 anos nas bandas de forró, o motorista conseguiu ingressar na Expresso Guanabara onde já trabalha há 04 anos. Vale ressaltar que após dois anos de Guanabara, Jalyson comprou seu próprio ônibus, um Irizar. Infelizmente, por motivos pessoais, J. Freitas teve que vender o veículo, porém, hoje, ele tem um Marcopolo Viale com 14 metros de comprimento que é único no estado do Ceará e continua fazendo parte do quadro de colaboradores da Expresso Guanabara.
 

O MOB Ceará parabeniza de forma especial todos aqueles que são colaboradores na área do transporte, seja urbano, metropolitano, rodoviário ou fretamento. Um feliz dia do profissional do transporte a todos.
 

Fonte: MOB Ceará
Redação: Nemezio Neto

4 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Matéria muito bem estruturada. Parabéns ao MOB e aos motoristas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao mob pelo respeito com a busologia, e obrigado pela honra em está presente nesta matéria... Deus abençoe a todos os envolvidos..

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria MOB, obrigado por essa homenagem. Como motorista de ônibus também me senti homenageado. Abraço a todos os destacados nessa matéria, muito merecido.

    ResponderExcluir
  4. Parabens aos motoristas que fazem esta profissao tao arriscada que e o motorista os motoristas merecem esta homenagem nesta data tao importante meus parabens

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال