MOB Ceará - 10 anos na constante evolução da busologia

Quem diria! O grupo MOB Ceará está completando hoje 10 anos de história. Muitas pessoas, no começo do projeto, acharam que seria apenas mais um grupo nas redes sociais, e outros enxergaram a comunidade como um porta-voz de um hobby que, no Ceará, precisava ter mais expressão perante a sociedade e as empresas.



No dia 04 de Abril de 2011, surgia na comunidade Orkut o grupo MOB Ceará. Idealizado e formatado por 4 busólogos (Fabiano Dodt, Jardel Machado, Narcisio Santos e Nildo Barroso), o grupo surgiu com a proposta de levar a busologia a sério, promovendo debates nas redes sociais e incentivando seus participantes a adotarem boas posturas nas ruas e nas redes sociais para passar credibilidade junto a quem não conhecia os admiradores de ônibus.

A maioria dos mais aficionados passaram a vida sendo rotulados de loucos. A paixão inusitada ainda não tinha expressividade e o respeito das pessoas. Para falar a verdade, a saga é contínua, mas já foi bem mais difícil antes da criação do movimento.

O Movimento Organizado de Busólogos criou o seu blog 6 dias depois da idealização da comunidade do Orkut, e não tinha, inicialmente, a riqueza de matérias próprias que começou a "investir" de 2012 em diante. A palavra "investir" foi colocada em aspas, pois na verdade a organização não tem fins lucrativos e todo o trabalho diário é feito exclusivamente por amor, por desejo de informar os seus seguidores e leitores sobre as novidades e as histórias do passado do transporte.

O primeiro evento foi realizado na garagem da melhor empresa de ônibus urbano de todos os tempos, segundo a voz popular dos passageiros mais atenciosos ao transporte - a São José de Ribamar. Foi um primeiro passo muito importante para o grupo, e o acolhimento foi inefável, uma vez que a família da empresa manteve e mantém um bom relacionamento de amizade, respeito e confiança até os dias atuais.



A partir dali, várias outras empresas abriram as portas de suas garagens para a equipe MOB Ceará, que fez dezenas de eventos de vários portes em todas as empresas do urbano, do metropolitano e do rodoviário, sem exceção, um marco que somente o MOB conquistou na história da busologia cearense.






Foram mais de 10 entrevistas e participações em programas de rádio, TV e até jornal impresso. O grupo constantemente era convidado para assistir palestras e reuniões nas empresas ou mesmo no Sindiônibus, sendo tratado respeitosamente como uma mídia oficial, frutos colhidos da seriedade percebida pelas empresas junto ao grupo de busologia.





Um dos maiores desafios do MOB foi abordar temáticas nacionais, visto que a equipe era muito focada no Ceará, contudo, a partir de 2015, o primeiro passo foi dado, através do quadro "MOB pelo Brasil". Dali em diante, a equipe ampliou os assuntos tratados no site e até hoje é considerado como um dos maiores e melhores sites de ônibus do Brasil. Diversas informações importantes de empresas gigantes no país foram dadas em primeira mão pelo MOB, ao ponto de o grupo ter interferido em estratégias de marketing de algumas empresas que não tiveram um alinhamento com o grupo antes. Sim! O MOB Ceará, apesar de ser um site de notícias, respeita segredos de seus parceiros e muitas vezes abre mão de soltar noticias para preservar a boa relação com empresas de ônibus ou fornecedores de carrocerias.

Com a pandemia, muitas atividades não estão sendo realizadas, como passeios e visitas, mas no Brasil, o MOB Ceará é o único grupo de busologia que não tem patrocinadores, não ganha dinheiro com redes sociais, tem matérias novas todo dia escritas pelos próprios redatores locais, e que não parou nenhum dia de produzir conteúdos, ofertando o melhor possível aos seus seguidores. Dificilmente você vai ver uma notícia no MOB Ceará reproduzida de outro canal.



A busca por ônibus antigos no interior também faz parte das atividades dos busólogos do Ceará

A equipe, atualmente, é formada por 4 diretores, 2 editores e 3 divulgadores, mas os membros também colaboram com a criação de conteúdos e a alimentação de informações. O MOB, no Ceará, foi o primeiro a ter um grupo no WhatsApp e tem um blog exclusivo para ônibus antigos.

A equipe de busólogos MOB Ceará agradece a todos os seus leitores, seguidores e membros pela união e contribuição para que esses 10 anos fossem tão frutíferos.



Fonte: MOB Ceará


15 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Mais um projeto ganhando uma década de atividades. Não é todo dia que um site comemora 10 anos. Mais que isso, um grupo. Vida longa ao MOB Ceará que ganhou o Brasil com suas matérias fantásticas e agradeço a parceria que também chegou nesses 10 anos.

    PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS POR ESSES 10 ANOS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a equipe, por esses 10 anos de dedicação e empenho a Busologia cearense e nacional. Que venha mais é mais anos. Que o Senhor Deus, abençoe a equipe e seus familiares todos os dias!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a equipe, por esses 10 anos de dedicação e empenho a Busologia cearense e nacional. Que venha mais é mais anos. Que o Senhor Deus, abençoe a equipe e seus familiares todos os dias!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns MOB Ceará na graça de Deus. Ninguém comemora 10 anos sem merecer respeito e confiança naquilo que fazem, ou seja, credibilidade tem nome e sobrenome: MOB Ceará, na busca por transmitir e aprender ainda mais sobre as realidades da bussologia e o consequente desenvolvimento das empresas cearenses e mundiais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Narcisio. Deus abençoe você e o MOB Ceará no e ensino aprendizagem da bussologia cearense

      Excluir
  5. Parabéns a toda equipe, nunca deixe morrer a essência que é o amor pela busologia. Que venham mais e mais anos de crescimento, sucesso e credibilidade e acima de tudo o amor pelo ônibus. Parabéns 🎉🎊👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  6. Que essa data se repita por muitos e muitos anos meus amigos, muito obrigado por vocês nos deixar muito bem informado

    ResponderExcluir
  7. Desejo tudo de BOM ao MOB...pois sou muito fã da busologia, principalmente a cearense... parabéns aos 10 anos de lutas e vitórias...

    ResponderExcluir
  8. Desejo tudo de bom para a equipe MOB, que reflita - se também a importância de integrar mais pessoas pra este Roby tão interessante para nós amantes de ônibus. Agtegar mais pessoas requer humildade para corrigir erros e vontade de acertar. Que esta data se repita por muitos anos e que o diálogo dos que criticiam certas atitudes da ADM do MOB (inclusive eu), seja aberto, franco e transparente... Vida longa para o MOB!!!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال