REDES:

_

Brasileiro 5045: um raro G6 Volvo que operou no intermunicipal cearense Sistema urbano de Fortaleza com 100% da frota acessível Expresso Cabral comemora 65 anos com renovação de frota Vega Manaus já passa de 160 ônibus e recebe 4 Marcopolo 0km Prime Plus recebe o MOB Ceará pela primeira vez Expresso Tur apresenta seus rodoviários ao MOB Ceará

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

EDP está testando ônibus 100% movido a energia solar

A EDP está testando um ônibus totalmente movido a energia solar. A empresa responsável pela criação do veículo entrou em contato com o MOB Ceará e o site traz, nesta matéria, várias informações sobre a novidade que recebeu o prefixo 4892231 e já está operando.
 

O projeto da EDP de um ônibus 100% elétrico abastecido por energia solar reforça o investimento da companhia no segmento do transporte coletivo. Outro projeto-piloto da empresa, em parceria com a VIX Logística, do Grupo Águia Branca, está desenvolvendo um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo. O objetivo é contribuir para a melhoria do transporte coletivo no Brasil com a redução da emissão de gases poluentes. Atualmente, o Brasil possui uma frota com cerca de 500 mil ônibus em circulação. Dentro do mercado de mobilidade elétrica, o segmento de ônibus elétricos é o que possui o maior potencial de benefícios socioambientais, retorno financeiro e oportunidades no setor de energia.


A iniciativa no Espírito Santo, com duração de cerca de dois anos e investimento total de R$ 6,6 milhões, foi contemplada na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento. O projeto-piloto será composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que possibilitará a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio.
 

 
Mecânica do ônibus elétrico solar
Quantidade de motores: 2
Potência do motor: 110KW/148CV
Torque de 2x56KGFM - 10000 rotações por minuto
 

Dimensões carroceria
Comprimento: 12900 mm
Largura externa: 2600 mm
Largura interna: 2480 mm
Altura externa com Ar Condicionado: 3750 mm
Altura interna: 1930mm
Capacidade de passageiros: 44
Modelo de carroceria: Viaggio 1050 Clp

Fonte: MOB Ceará /EDP/ UTE
Redação: Nemezio Neto

3 comentários:

Daniel Miranda disse...

O ônibus que vi ontem estava com o código 489 2 229 e não 231

Cicera Martins disse...

Ele pode ter sido remunerado, não sei se essa foto e atual.

Gilson disse...

Qual e a empresa de turismo