Condor na garagem da Salete (atual terminal Parangaba)

Nesta postagem, o MOB Ceará mostra uma imagem de um dos Condor da frota da extinta empresa Salete, que está no meio da primeira garagem da companhia, que ficava na rua Eduardo Perdigão, onde hoje se localiza o terminal da Parangaba.


A foto foi feita em 1989. Pouco tempo depois, a Salete comprou o terreno da Rua Nereu Ramos, 235, onde atualmente está a empresa MS Turismo, de familiares da Salete. O imóvel foi arrematado em leilão em meados de 2008. A Viação Cidade Luz era sediada no mesmo local, sob contrato de locação.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos

21 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Eu sempre tive a curiosidade, em saber a localização da garagens, das empresas de ônibus antigas e atuais de Fortaleza. Algumas, eu já sabia (Bons Amigos, Salete, Águia Branca, Redentora, Fortaleza, Timbira,Redencão...). O meu objetivo era visitar essas empresas. Em 2018, eu tiver essa oportunidade, ao fazer parte do 10 Encontro de Busólogos do Fortalbus! Para mim, foi como realizar um sonho de infância. Na oportunidade visitamos três empresas.
    Então, essas matérias sobre a localização das antigas e atuais empresas de ônibus de fortaleza, na minha opinião são muito relevantes. Parabens Mob!
    Eu sugiro a Equipe realizar um trabalho de pesquisa nessa área, pois, é um tema que interessa a muitos busólogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Erivaldo Martins , esse tema será muito útil para quem tá chegando na Busologia , falo em relação aos mais jovens que ainda não conhece a história do transporte daqui .

      Excluir
    2. Lembro-me que já dei essa sugestão aqui no MOB. Agora com mais pessoas aderindo à ideia, vamos ver se essa matéria sai.

      Excluir
  2. Assim vocês me matam do coração pessoal! kkkkk Eita saudades desses ônibus rodando aqui na linha do bairro 405 - Av. dos Expedicionários Parque dois Irmãos! A Empresa Salete adquiriu em 1988 três "bondinhos" condores como este da foto. Foram o 07(que veio substituir um mb o-364), 37(que veio substituir um mb 0-362) e o 57 que veio para aumentar a frota mesmo. O 37 peguei uma vez em 88. E muitas vezes em 1989 quando comecei a estudar no colégio Paulo VI (jardim América). O 07 apenas o vi fazendo esta linha 405. E nesta mesma linha eu peguei uma vez o 57 em 1995, na volta da catraca para a parte traseira, onde fica a ultima janela. Parece que a Condor faliu em 1985. Então eles vieram usados creio eu da empresa carioca, Braso Lisboa. De onde parece que veios os demais. Os três tinham chassi mb Lpo 1113 e a caixa do painel do Thamco Falcão. Este da foto pode ser o 37 ou 57. Pois o 07 tinha arestas nas postas da ponteira das caixas de rodas. Valeu pessoal do MOB CEARÁ por mais esta bela recordação!

    ResponderExcluir
  3. E, na rua Comendador Machado, onde hoje é uma oficina mecânica, foi a Expresso Cearense (antes de transferir para a rua Marechal Deodoro, no Benfica), depois a Rápido Juazeiro et Viação Brasília - GERF (Raimundo Ferreira); que depois repassada para a Gontijo, por curto período, e esta transfere para a rua professor Costa Mendes, próximo à padaria, que antes foi a Santa Lúcia e Rápido Cascavel.

    ResponderExcluir
  4. Um dos Condor da Salete foi vendido para a empresa viação rusana em 1994, onde fez a linha russas até Aracati via itaicaba. O carro rodou com a mesma pintura da Salete por lá e no Intinerario com o nome Circular. Creio que aproveitaram o Intinerario das linhas da Salete em Fortaleza.
    O condor que relato dever ter passado seus últimos dias em rotas dentro da cidade de russas até ser desmanchado ainda dentro dos anos 90

    ResponderExcluir
  5. Só nessa matéria, os demais Busólogos, repassaram informações históricas sobre muitas empresas, na qual, eu jamais saberia. parabens a todos!

    ResponderExcluir
  6. Uma pergunta aos amigos! As garagens da 10, São José de Ribamar, ainda existem fisicamente? Se não existem, como esses espaços estão atualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu saiba, garagem estava para ser vendida em leilão(não sei se já foi) para pagar funcionários que estão na Justiça do Trabalho, ela fica perto da garagem da MRW TUR que é do mesmo dono, Vila união passa ao lado de ambas as garagens, ainda tem a pintura tradicional da 10 o Verde com Amarelo Creme.

      Excluir
  7. Alguém pode me mandar o endereço das antigas garagens das extintas empresas de Fortaleza

    ResponderExcluir

  8. também NÃO esqueçam, que a primeira garagem e sede (e, depois só o escritório), da Expresso de Luxo, era na rua Princesa Isabel, quase esquina da rua Castro e Silva, que após o encerramento da Indústria de Carroçaria projeto dos Irmãos Paula Joca, localizada na avenida José Bastos, ficou como sendo a garagem da, citada, Expresso de Luxo. Enquanto, a outra empresa – a Expresso Fortaleza, que sempre utilizou a mesma instalação como garagem, mesmo tendo projetado sua garagem própria da qual NÃO concluíram e foi vendida, junto, quando comprada pela Viação Itapemirim.

    OUTRA, na rua Machado de Assis, quase na esquina da rua professor Costa Mendes, na direção da UFC, há uma casa, quase sem mudança, com uma área lateral aberta, e foi a garagem da Rápido Mossoró. E, na rua Tiradentes, vizinho ao Clube, foi a Oficina, pelos idos dos anos 1970, da Empresa Santa Cecília, mesmo considerando que os veículos ficavam na rua mesmo – até construírem a atual instalação, que passou pela denominação de Expresso Timbira.

    E, para quem conhece onde é a Regional (SER) da Prefeitura, na avenida Jovita Feitosa, deve saber que foi a garagem do Troleíbus (CTC), e mesmo após a erradicação do sistema da rede BIFILAR – com as 2 estações elétricas, na avenida Bezerra de Menezes (onde foi o Detran) e na avenida João Pessoa (no outro lado, confrontando a Capela do Colégio Juvenal de Carvalho, onde há um prédio da Prefeitura). BEM COMO, na mesma SER – Jovita Feitosa – pela rua Padre Guerra, foi a garagem da empresa Expresso Vale do Jaguaribe, que com a cisão, ficou para a recém criada Rio Jaguaribe.

    ResponderExcluir
  9. Um pequeno detalhe - na rua Padre Guerra, a primeira rua paralela à avenida Jovita Feitosa, onde é a SER (Prefeitura, antiga CTC, em que o portão de acesso desde os troleibus, era por essa rua), na outra esquina, onde é a Unidade o SAMU, a cobertura ainda existente, essa foi montada pelo Expresso Vale do Jaguaribe, quando ainda era a referida garagem.

    ResponderExcluir
  10. O curioso é que dentro dos ônibus da empresa Salete. Na época de sua antiga garagem. Constava-se escrito como seu endereço, a "travessa Mamede". Nunca entendi isto.

    ResponderExcluir
  11. Eu sugiro um trabalho de pesquisa, onde nós, Busologos, iremos fazer um levantamento, das antigas e atuais, Empresas de Ônibus de Fortaleza. Nessa pesquisa o foco principal, seria a localização geográfica, área, estrutura física e outros aspectos pertinentes ao tema. Esse trabalho histórico,seria enriquecido com imagens obtidas de antigos funcionários, entrevistas, antigos e atuais, proprietários, relatos de vizinhos próximos as garagens,... Seria um trabalho sério e bastante minucioso, que poderia ser realizado pelo MOB CEARÁ e demais Busologos interessados. Ou somente pelos amigos Busólogos. Se acaso não fosse interesse do MOB.Gostariamos de ter apenas o aval da Equipe MOB. Para finalizar, sugiro a opinião dos amigos e da Equipe Mob. Qua a sugestão dos amigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que a Terra Luz ficava aonde era a garagem da extinta Bons Amigos, Garagem da Fretar na Messejana era antiga Garagem da Rota Expressa, antes ela ficava no Montese,aonde era antiga garagem da Canindé, Garagem da Vega Jaceracanga foi a garagem da Antiga Autoviaria São Vicente de Paula e a Garagem da Vega Messejana e Princesa era antiga garagem da Cruzeiro. Garagem da Ipu Brasília ficava na Sargento Herminio próximo a Guararapes a Garagem da São Geraldo ficava perto da Rodoviairia do Antônio Bezerra, tempos atrás você passava e via vestígios, garagem da Fretcar hoje era antiga Freitas/Cidade Luz, onde Hoje é a Garagem da Siara Grande era antiga Águia Branca, Garagem da Dragao do Mar foi atigamente São Judas/Botucatu, onde Hoje a Catedral e Nordeste Guarda seus veículos, no passado foi a garagem da Brasileiro/ Litorânea/ Blue Tour que fica perto do PV, onde Hoje é a Garagem da Neqta já foi garagem da Crateús, Garagem da Redenção fica na mesma rua da Extinta Terra Luz, onde Hoje é a Garagem 3 da Santa Cecília foi garagem da extinta Santo Antônio próximo a Av.João Pessoa, Garagem da Aliança foi a Garagem da Antiga Transpessoa, onde Hoje é a AMC, foi a antiga garagem da CTC e a Garagem da Extinta São Francisco/ Cearense ficava na Osório de Paiva, hoje ainda há vestígios um prédio de cor amarela.

      Excluir
    2. Onde Hoje é a Garagem da Via Metro, foi a antiga garagem da Via Urbana e onde Hoje e a Garagem da Via Urbana foi antiga garagem da Via Máxima

      Excluir
  12. São informações bem relevantes. Parabens Cícera!

    ResponderExcluir
  13. Nós Busólogos, precisamos fazer um levantamento desses locais (garagens), catalogando essas informações, através de imagens, vídeos, entrevistas, entre outras, que no momento se encontram soltas, isoladas, ... Precisamos reunir esses dados, eles fazem parte da História do Transporte Coletivo de Fortaleza e também do Ceará.
    E nós, devemos honrar essa História. Seria uma honra também para todos nós Busólogos.

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe pq em meados de novembro de 2020 retiraram ônibus antigos da antiga garagem da são José na Lins dor rego. Passo lá e n vejo os mas dava pra ver parte da traseira dele s na oltra rua a leão do norte.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال