São José de Ribamar: a empresa extinta mais falada na busologia

É notória a paixão e a admiração de pessoas comuns e busólogos pela Empresa São José de Ribamar, que encerrou suas operações em 2012.


A empresa que marcou a história do bairro Vila União, mesmo tendo apenas 15% de sua frota operante concentrada naquele bairro, conseguiu o respeito em vários outros bairros de Fortaleza, até onde a mesma não possuía linhas. A Ribamar provou que a melhor propaganda é aquela do "boca em boca", pois basta alguém conversar sobre empresas de ônibus de Fortaleza que alguém com o mínimo de conhecimento de transporte vai mencionar a empresa do Sr. João Alberto Leite, tudo isso graças ao bom atendimento e à limpeza dos veículos.


As próprias matérias deste site rendem uma satisfatória audiência, mesmo que a empresa não esteja mais rodando. O nome é forte, a pintura é marcante.


Grupos de redes sociais voltados aos assuntos mais variados da história de Fortaleza enchem de comentários as postagens feitas pelos busólogos do MOB Ceará. A própria equipe de divulgação do grupo relata e vê. Comentários, também, neste site de notícias sempre são vistos pelos fãs da empresa que marcou a infância de muitos e a rotina de outros.


A Empresa São José de Ribamar ainda vive, no coração de seus admiradores.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos

11 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Saudosismo é o que temos da são José de Ribamar, sugestão tenha resgatar a historia da empresa São Francisco que foi comprada pela Salete fazia parada na praça da igreja Coração de Jesus, era dr cor marrom com bege e me lembro os bancos de couro vermelho

    ResponderExcluir
  2. Flávio Henrique. Eu tenho o mesmo sentimento em relação a saudosa empresa 10. São José de Ribamar. E fico pensando as vezes como poderiam ser seus ônibus padron com cinco portas. Marcopolo Viale BRT com chassi MB O-500 M, talvez. Caso ela ainda estivesse operando. É uma pena ela ter ficado de fora da processo de licitação!

    E desta compra da saudosa Empresa São Francisco por parte da também saudosa, Empresa N. S da Salete (Empresa Salete) me lembro bem. Foi em 1986 quando a maioria das empresas de ônibus mudaram suas respectivas pinturas. Quando por ordem da então prefeita petista, Maria Luíza Fontenele. Todas as empresas de ônibus da capital deveriam reformar todos os seus ônibus. E com a também saudosa Empresa Salete não foi diferente. Foi a época que ela surgiu a sua pintura nova, predominantemente branca com faixas vermelha e amarela. Cujo o primeiro ônibus que eu vi com ela e que também peguei. Tinha sido o "bondinho" Ciferal Urbano MB LPO 1113, com prefixo 02, o antigo 62. A Empresa Salete não só havia adquirido as linhas da saudosa Empresa São Francisco. Como também alguns de seus veículos, como por exemplo cinco Caios Gabriela alongados. Cujo um deles cheguei a avistar, no mesmo ano de 1986 no mês de Fevereiro. Vindo do fim da linha 405 Av. dos Expedicionários/Parque Dois Irmãos. Antes da sua compra por parte da Salete. Estes cinco Gabrielas após serem pintados ganham da Empresa Salete os seguintes prefixos; 09, 12, 14, 16 e 18. Este 09 ficou afetivo aqui na linha 405. E os demais parecem que permaneceram na linha Parque do Pio XII. Suspeito que 04 da São Francisco, um monobloco MB O-364 que apareceu aqui no MOB CEARÁ. Tenha se tornado o 38 da Empresa Salete. Ela também tinha uns dois Caio Amélia, que a Empresa Salete não tinha se interessado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa aula, sempre fui apaixonado por ônibus como era bonito o colorido das pinturas de ônibus, das praças Coração de Jesus, José de Alencar e praça da estação, me lembro da Muribeca, da Cialtra com faixa verde da São Cristóvão antes da cisão em fim saudosismo vida que segue hoje nos meus 47 anos de idade minhas férias era passear de ônibus, agora com minhas filhas este tempo mudou.

      Excluir
  3. Esta Empresa Nossa Senhora da Salete, foi um cearense que RETORNOU do Maranhão e fez essa devidas aquisições, bem como, assumindo com a Anuência da Prefeitura algumas linhas, de outras empresas, como a já Timbira; pois, estudava no Campus do Pici - UFC - e Lembro de um veículo - ônibus integral da Mercedes Benz, mais conhecido por Monobloco, em que as Plaquetas fixadas na fábrica, padrão a todos, eram escritas em FRANCÊS - isso mesmo - também NUNCA compreendi a razão.

    ResponderExcluir
  4. Empresa que tive o prazer de conviver e me encantar , desde as dependências da garagem, escritório, aos ônibus... Acompanhando meu pai que foi motorista da mesma.. cores marcantes, tinha um diferencial, um brilho diferente!!! Pra sempre será lembrada nos nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai foi por mais de 30 anos o responsável pela manutenção desses ônibus. Ver todo esse carinho das pessoas é confirmar o bom trabalho que ele sempre fez.

      Excluir
  5. Façam uma matéria sobre a empresa Iracema!

    ResponderExcluir
  6. Chorei de raiva quando forçaram ela a fechar e até hoje faz falta

    ResponderExcluir
  7. vamos por um esboço dessas antigas pinturas da salete e sao francisco

    ResponderExcluir
  8. A Empresa Sao Jose de Ribamar era a mais bonita, a mais limpa e a que tinha os ônibus mais novos. Eu era criança e ficava encantado com aqueles ônibus. Era o padrão VIP dos ônibus de Fortaleza. Saudades.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال