MOB Ceará participa de passeios "famtour" promovidos pela Neqta Transportes

A equipe de apaixonados por ônibus do MOB Ceará, participou nos dias 23/09 e 24/09 de passeios "famtour" promovidos pela empresa de fretamento cearense Neqta Transportes.


A convite da companhia e obedecendo as ordens sanitárias de distanciamento, bem como também na reduzida quantidade de participantes, alguns busólogos do MOB Ceará puderam conferir de perto novidades da companhia, além das duas atrações principais que foram o recente ônibus Double Decker plotado com o tema "Vidas Negras Importam", e o um outro "DD" com a inédita configuração "Leito Cabine Cama".


O "famtour" iniciou-se na manhã do dia 23/09, com uma rápida visita na garagem matriz, localizada no bairro Damas, em Fortaleza (CE). Lá, os participantes puderam fotografar alguns veículos e conferir de perto novidades, além de receber informações, tudo conduzido por Mateus Neris, responsável pelo marketing da companhia. Em seguida, às 09:45, os busólogos seguiram no ônibus 032, para um passeio até o Parque Botânico de Caucaia, onde chegando lá, puderam fotografar o veículo e receber informações sobre o projeto.



O 032 é um DD Paradiso G7 1800 acoplado no chassi Scania K420IB, com configuração executiva, equipado com 44 lugares na parte superior e 13 na parte inferior, contando também com frigobar, tomadas USB, monitores, internet Wi-Fi e banheiro.



Sobre a plotagem "Vidas Negras Importam" do ônibus 032

Batizado como Francisco José do Nascimento, o "Dragão do Mar", o veículo traz as setas que apontam para frente, para o futuro.

A visão da empresa é sempre pensar no futuro, modernizar as operações, a comunicação e as ideias, para que possam sempre ficar um passo a frente do mercado.



Ele também representa um futuro melhor para a sociedade e para as futuras gerações, querendo um futuro sem racismo, sem desigualdade social onde todos possam ter uma vida digna, sem terem que se preocupar com a sua opção sexual, com a sua raça ou com as suas escolhas.

Do outro lado, ela aponta para o passado da empresa, relembrando todas as lutas, vitórias e derrotas, antigos colaboradores e veículos que fizeram parte da história da empresa.


"Temos sempre que lembrar de onde nós viemos, para que nunca possamos esquecer tudo aquilo que vivemos." Relata o colaborador da empresa.

Também faz uma homenagem a todas aqueles que lutaram por igualdade racial no Ceará, no Brasil e no mundo e que nunca devem ser esquecidas as lutas do passado.



Porque, Dragão do Mar?

Dragão do Mar nasceu em Canoa Quebrada, Aracati. No dia 15 de abril de 1839, o pescador Manoel do Nascimento e dona Matilde Maria da Conceição receberam com alegria o filho Chico. Poucos anos depois, aos oito anos, Chico perde o pai e vai morar com outra família. Aos 20, aprende a ler. Torna-se chefe dos catraieiros (condutores de bote), trabalha na construção do porto de Fortaleza, é marinheiro, e finalmente é nomeado prático da Capitania dos Portos. Com a deflagração da greve, em 1881, é demitido. Três anos depois, com a libertação dos escravos, Chico da Matilde leva a embarcação Liberdade no barco negreiro Espírito Santo para o Rio de Janeiro. Mas a Liberdade ganha asas e toma rumo incerto.
"A jangada Liberdade, de Francisco José do Nascimento, era a clássica, de troncos. Símbolo de uma resistência popular vitoriosa no Ceará, foi levada à Capital do Império a bordo de um navio mercante e, mesmo viajando no porão, inaugura a rota das futuras aventuras dos jangadeiros nordestinos em direção ao Sul. A embarcação foi exibida nas ruas do Rio de Janeiro, sob os aplausos da multidão, e pouco depois é doada ao Museu Nacional, onde foi recebida como valiosa peça etnográfica (...). Em seguida, a jangada foi transferida para o Museu da Marinha (...), de onde, queimada, feita em pedaços ou desmontada, desapareceu".
Até hoje não se sabe o destino da Liberdade, que uniu cearenses e permanece no imaginário de todos como a vitória concreta da solidariedade entre as raças, credos e timbres, do sertão ao litoral. Ao lado da vela, a imagem guerreira e emblemática de Dragão do Mar.

Texto: Instituto Dragão do Mar
"Também, pelo Dragão do Mar possuir uma forte luta contra o fim da escravidão no Ceará, decidimos homenageá-lo". Finaliza o colaborador.

Seguindo com o passeio, os busólogos puderam ficar a vontade e fotografaram o veículo de vários ângulos.


Em seguida, o experiente motorista Arrais conduziu os participantes até a segunda garagem da empresa, localizada em Caucaia, que está passando por uma grande reforma para melhor acomodar seus veículos e colaboradores. Após o passeio no 032 até Caucaia, a empresa acomodou os participantes no ônibus 042, um Double Decker com configuração Leito Cabine Cama, o único atualmente no estado do Ceará. O ônibus é acoplado no chassi Mercedes-Benz O-500RSD, e possui 26 lugares, tomadas USB, internet via Wi-Fi, monitor e banheiro.
A viagem no 042 foi curta, mas, o suficiente para os participantes aproveitarem bastante o conforto do Double Decker.



No dia seguinte, mais membros foram convidados para participar do segundo dia de "famtour", dessa vez para a cidade de Jijoca de Jericoacoara, localizada no litoral norte do estado.



A tranquila viagem iniciou por volta de 05:30, no luxuoso ônibus 042, também conduzida pelo experiente motorista Arrais e durou 4h30, com uma parada para o lanche, em Paraipaba. Além dos busólogos, uma cooperativa de guias turísticos do estado esteve presente na viagem, passando dicas e informações sobre as cidades do trajeto. Chegando em Jijoca, os busólogos tiveram a opção de ficar na cidade ou curtir a paradisíaca ilha de Jeri. Alguns participantes optaram por usufruir de passeios pelos pontos turísticos do lugar.




Após o proveitoso dia, os membros retornaram para Jijoca às 17:30, onde em seguida, às 18:30, embarcaram no luxuoso ônibus rumo a Fortaleza.


A equipe MOB Ceará agradece a Neqta Transportes pelo maravilhoso "famtur", que sem dúvidas ficará registrado para sempre na memória dos participantes.



Fonte: MOB Ceará

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Acho que vou incluir esses perfis no processo que estamos movendo contra duas pessoas que estão nos denegrindo por aqui. Bom que o mesmo advogado cuida disso, e o ganho será triplicado.

    Eu havia avisado, esperem os dias pra receber a intimação.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال