Linha do dia: 405-Parque Dois Irmãos/Expedicionários

Criada em 01/01/1977, a linha 405-Parque Dois Irmãos/Expedicionários foi operada pela empresa Salete por 27 anos, passando em 2004 a responsabilidade para a Cearense Transportes que, por sua vez, rodou de 2004 a 2012. Desde então, a Dragão do Mar assumiu a linha.


A Salete inaugurou diversos veículos novos na linha. Seus últimos capítulos ainda na gestão familiar, a empresa tentava colocar os melhores veículos possíveis, no entanto, como a empresa estava passando por problemas econômicos o esforço não era sentido pelos passageiros. Com a entrada da Cearense, a frota ficou mais "arrumada", recebendo veículos semi novos, uma boa conservação e veículos 0km a partir do ano de 2009.


O trajeto contempla os bairros Parque Dois Irmãos e Serrinha. A rota liga o primeiro bairro citado até o centro da cidade, passando por locais públicos que puxam grande demanda, como a ETUFOR, hipermercado Extra do bairro Montese, Universidade Federal do Ceará-UFC entre outros. A linha já chegou a ter 16 veículos operantes, mas de 2004 em diante sua frota foi reduzindo e hoje possui apenas 10. A demanda reduzida e o sistema consorciado foram as influências para que a frota fosse ajustada.

A Dragão do Mar, historicamente, foi a empresa que ofertou os melhores veículos na linha 405.


Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcisio Santos

17 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Esta é a linha do bairro onde moro desde criancinha até hoje. Até o ano de 1984 a saudosa Empresa N.S da Salete. Só operava ônibus "cabrito" nesta linha. Marcopolo San remo 1 e Caio Amélia eram a c a r a desta linha. Os melhores carros da empresa como o Ciferal Urbano MB OH-1313 prefixo 39, Caio Gabriela MB OH-1313 prefixo 28 e o "icônico" Ciferal Paulista MB OH-1313(?) prefixo 48. Um ou outro só operava na linha aos Domingos. Já os monoblocos da empresa O-362 e O-364. Só rodavam na linha como carro reserva. Até este ano de 1984 só para vocês terem uma ideia. O único ônibus com motor traseiro que eu peguei nesta linha. Foi o já citado Caio Gabriela MB OH-1313 prefixo 28. Mas é justificável a falta de seus melhores ônibus rodarem na linha. O imenso excesso de b u r a c o s ao logo do percurso da linha. Que só melhorava a partir da Av. dos Expedicionários no Bairro Vila União. Mesmo com estas condições precária da linha. A coisa só começou a melhorar para a ela no ano de 1985, quando os únicos quatro monoblocos O-362 da empresa com prefixos 22?, 53, 66 e 67. Ficaram fixos na linha. E melhorou de verdade no ano de 1986, quando por ordem da então prefeita, Maria Luíza Fontenele. As empresas de ônibus reformaram todos os ônibus da capital. Foi quando a empresa Salete com n o v a pintura. Manteve estes mesmos monoblocos MB 0-362 só com prefixos diferentes, 10 (22?), 37 (67), 39 (53) e 42 (66). E ainda trouxe e fixou na linha. D o i s dos n o v e monoblocos 0-364 da empresa com prefixos 04 (61) e 34 (34).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós gostariamos de saber se você usa whatsapp. Temos um pequeno grupo de amigos, que tratamos de relíquias de forma bem focada.

      Excluir
    2. Narcisio, sim cara também uso o whatsapp.

      Excluir
  2. Eu tinha uma tia, que morava bem na esquina da entrada da linha do bairro, quando saia da av que ligava a Dedé Brasil(hoje Silas Munguba) e a Perimetal. Não sei, se é a Expedicionário. Lembro-me, que eu ficava observando os ônibus que entravam e saiam, e a maioria eram Caio Vitórias,isso na década de 90. Parabens Francisco, por, nos trazer as recordações

    ResponderExcluir
  3. Eviraldo Martins. Creio que este bairro onde a sua tia morava seria o Conj. Pref. José Walter. E a casa da esquina onde ela morava, se localizava na época denominada Av. dos Expedicionários (hoje Av. Bernado Manuel) cortada pela a Av. Perimetral. Se eu não estiver enganado. Perto dali ficava uma pracinha onde se localizava o fim da linha da 406 na época denominada AV. DOS EXPEDICIONÁRIOS/j.WALTER. E estes Caio Vitória pertencessem as empresas Angelim e a Auto Viação Fortaleza. Que operavam juntas nela.

    ResponderExcluir
  4. Francisco, obrigado por sua atenção. Eu me lembro bem do itinerário Parque Dois /Expedicionários, e era bem antes da textil Bezerra de Menezes e do Presídio Olávio Oliveira.Só não me lembro do nome desta rua onde ele entrava quando saia da Av. Expedicionários>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erivaldo, então neste caso a rua que você deve se referir seja com certeza a rua, Major Telesforo. Até hoje os ônibus do Parque Dois Irmãos passam por ela. Mas agora somente no sentido centro. E o fato de você na década de 90 ter visto maior parte de Caio Vitória entrando e saindo dessa rua. Se deve ao fato da Empresa Salete só ter praticamente adquirido esta carroceria. Tanto novos, quanto reencarroçados e até mesmo usados do Rio de Janeiro. Que eram os meus favoritos por seus assentos acolchoados. Sabia que a esquina dessa rua com a Av. Dos Expedicionário. Foi o primeiro ponto final da linha? Me lembro até hoje a cena de um Marcopolo San remo parado nela.

      Excluir
  5. Francisco, eu também recordo-me, que nessa época o ponto final dessa linha, Parque Dois Irmãos/Expedicionários, no centro de Fortaleza, ficava na mesma rua em que ficava o ponto final do Bairro João XX III, e no meio destas duas linhas, havia também uma linha da empresa Nsa Senhora de Fátima, que eu não me lembro que linha era essa.

    ResponderExcluir
  6. Erivaldo isto deve ter ocorrido talvez entre 1982 e 1983. Confesso que a minha memória falha muito nestes anos. Ela só me permite lembrar nesta época do ponto final no bairro na esquina da Rua Major Telesforo com a Av. dos Expedicionários. Do ponto no centro, eu só consigo me lembrar de sua formação de 1985 adiante. Que pena!

    ResponderExcluir
  7. Ok, Francisco. Mas, se eu, não estiver enganado, era no começo da década de 90.E a rua era a General Sampaio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano ele ficava em frente onde hoje se encontra o Shopping Central. E ainda teve uma segunda mudança. Onde ele ficava em frente onde hoje se encontra a Casa da Bíblia. Que naquela época era um açougue.

      Excluir
  8. Olá, vcs lembram do motorista Jesus q fazia a linha bom jardim ? Antiga autoviárias Freitas

    ResponderExcluir
  9. Boa matéria parabéns. Moro aqui na Rosalina e eu lembro que o 405 só passou a entrar aqui no loteamento em 2000. Foi uma alegria, por que nos tínhamos q ir ape até a rua 112 pra pegar ele subindo da praça do Tupã Mirim. Assim como o Veneza Tropical, nenhum entravam pro loteamento.
    O final da linha dele ficava no parque dois Irmãos mesmo ,hoje é na praça do Tupã Mirim.

    ResponderExcluir
  10. Por,quer,essa,linha,405,não,entra,no,terminal,da,parangaba

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال