REDES:

_

MOB Ceará participa de passeios São José de Ribamar: a empresa extinta mais falada na busologia Marcopolo apresenta plataforma BioSafe para empresários no Ceará RCR Locação acrescenta em sua frota cearense novos Ideale 800 Horizonte Transportes inova com aquisição de ônibus 0km

sábado, 13 de abril de 2019

Viajando pelo Nordeste: De Caruaru (PE) x Para Teresina (PI)

Em mais uma edição do quadro “Viajando pelo Nordeste”, o MOB Ceará apresenta, desta vez, os detalhes da linha que conecta um dos maiores pólos econômicos de Pernambuco à capital do Piauí.

Caruaru está localizada no Vale do Ipojuca, e ao longo dos anos, a cidade recebeu várias denominações, sendo conhecida também como a "Princesa do Agreste", a "Capital do Agreste" e a "Capital do Forró". O município é o mais populoso do interior de Pernambuco, com uma população residente de 289.086 habitantes, conforme dados do IBGE, relativos ao ano de 2009, que vivem numa área territorial de 921 Km², tendo como padroeira Nossa Senhora das Dores. Atualmente, Caruaru destaca-se como o mais importante pólo econômico, médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico do Agreste, sendo também famosa por sua tradicional feira livre, enaltecida nos versos do compositor Onildo Almeida e na voz do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. 

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se a 343 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico. Possui uma população estimada em 861.442 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018. Está conurbada com a cidade maranhense de Timon, formando, assim, a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, que aglomera cerca de 1.194.911 habitantes, sendo a segunda RIDE mais populosa de todo o Brasil, atrás apenas de Brasília. Teresina é a 21ª maior cidade do Brasil e a 17ª maior capital de estado, sendo a 7ª capital mais populosa e a 7ª capital mais rica do Nordeste.

As empresas que são responsáveis por ligar as duas cidades são: a Auto Viação Progresso e a Auto Viação Cruzeiro, sendo que ambas atuam em dias e em horários distintos. O trecho entre as duas cidades compreende mais de 1.000 quilômetros e a viagem tem duração média de 17 horas, dependendo das condições de trânsito.

A Viação Progresso tem saídas diárias de Caruaru sempre às 16h20 e às 21h35, com exceção do domingo, onde a empresa só oferece o horário de 21h35. No sentido contrário (Teresina x Caruaru), a empresa oferta aos seus usuários os seguintes horários: no domingo e na segunda-feira, a saída acontece às 20h35 (único horário); na terça, na quarta, na quinta e na sexta, a partida ocorre às 13h35 e às 20h35. No sábado, por sua vez, a viagem inicia em Teresina às 13h10 e às 20h35.

A Viação Cruzeiro é a segunda opção para quem deseja conhecer a cidade da “feira grande” ou conhecer a capital cercada pelo rio Parnaíba. A saída de Caruaru para Teresina acontece aos domingos, sempre às 16h20. No sentido inverso, as viagens começam em Teresina sempre às 14h30.

Fonte: MOB Ceará
Redação: Nemezio Neto

0 comentários: