Sindiônibus realiza roda de conversa "Transporte sustentável"

Sindiônibus realiza roda de conversa "Transporte sustentável"

Na tarde da última sexta, o MOB Ceará acompanhou uma roda de conversa realizada pelo Sindiônibus no auditório do Parque do Cocó.

Representantes de empresas de transporte coletivo estiveram presentes, além de Leilane Barros que é gerente da coordenadoria de politicas ambientais da SEUMA, Dimas Barreira que é presidente do Sindiônibus e conselheiro da NTU e Amanda Machado que é superintendente da Fetrans.

O evento, que na sua segunda edição, contou com a temática da relação da sustentabilidade e o uso do ônibus como modal de transporte público eficiente na emissão de poluentes, dispôs de uma série de palestras em que representantes do Sindiônibus e de empresas vencedoras fizeram uma exposição de dados relevantes do setor, além de apresentarem projetos sustentáveis desenvolvidos pelas companhias.

Iniciando a série de palestras com Dimas Barreira, o público pode observar um pouco da evolução da industria de ônibus no que diz respeito a diminuição da emissão de poluentes e sua capacidade de otimizar o espaço das vias públicas na substituição dos veículos particulares, sendo este o grande destaque da sua apresentação, além de expor desafios enfrentados por empresários do setor no país quanto ao incentivo fiscal.


Na sequência,  Amanda Machado expôs ao longo de sua palestra um vídeo institucional no qual foi mostrado como é desenvolvido os projetos, dentre eles, o Programa Nacional Despoluir, responsável por conscientizar caminhoneiros autônomos, além de empresários do setor, desenvolvendo testes para avaliação do nível da poluição.

O momento contou com a presença da Sra. Nagle e Laercio, responsáveis por representar as empresas Vitória e Expresso Guanabara, respectivamente, que foram vencedoras neste ano. A empresa Vitória, na sua ação inovadora denominada "Cuidar do lixo é cuidar da vida", desenvolveu uma ação mobilizadora e empoderante com mulheres do bairro Guadalajara, localizado no municipio de Caucaia, em que elas identificam lixos localizados em pontos da cidade e, diante disso, a empresa trabalhou na formação e capacitação de mulheres além de transformar um dos espaços que sofriam com o descaso do descarte indevido do lixo em um ambiente revitalizado com o apoio da própria comunidade, reutilizando materiais.

Na mesma perspectiva de trabalhar junto a comunidade, a Expresso Guanabara, na representação do Laércio, gerente de manutenção, e sua equipe, falou sobre o GbSolar, cujo um dos projetos diz respeito a transformar pela educação em que uma escola nas proximidades da garagem da empresa foi escolhida e nela se desenvolveram projetos de plantio de horta com os alunos, além de oficinas de compostagem e reaproveitamento de alimentos, contando inclusive com a presença dos pais e funcionários.

O momento finalizou com uma breve roda de conversa em que os palestrantes e outros convidados fizeram suas declarações e expectativas do Dia Mundial sem Carro, despertando as demais companhias para aderirem ao projeto, expondo os benefícios diretos e indiretos proporcionados na rotina da empresa e dos colaboradores no desenvolvimento de projetos sustentáveis. Ao final, cada visitante foi agraciado com uma muda de planta em alusão ao dia da árvore comemorado no respectivo dia do evento.


Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال