Conheça, de fato, como funciona o fretamento cearense

O sistema de transporte feito sob regime de fretamento do Ceará passou por diversas mudanças no ano de 2008. O DETRAN, que é o órgão regularizador, passou a controlar ainda mais os contratos de locação, seja em fretamento eventual ou continuo, aquele onde o ônibus faz transporte de pessoas todos os dias, geralmente de funcionários de empresas ou indústrias.


A idade máxima para operação dos veículos ganhou limite de 20 anos. O órgão permite o cadastro do ônibus com até 15 anos de idade, estabelecendo um limite inferior no caso das vans. Cada empresa possui um código operacional, que fica destacado perante a composição da numeração. Exemplo: o ônibus abaixo possui o prefixo 5592008. O 559 é o cadastro da empresa Transconquista, o 2 representa o tipo de serviço, que no caso é fretado, e o restante é o número de ordem do ônibus.

Como alugar um ônibus de fretamento

Para fazer legalmente uma viagem, um picnic ou quaisquer tipos de excursões, os clientes entram em contato com as empresas, agendam a data e horário do passeio e pagam um adiantamento para que a empresa reserve o veículo. O restante do pagamento geralmente é feito ao motorista antes da inicialização da viagem.

Depois disso, o contratante deve enviar à companhia a lista de passageiros contendo nome completo e número de identidade. Criança de até 5 anos não ocupa uma poltrona sozinha. A empresa envia a lista antecipadamente ao DETRAN para retirar a licença do serviço, que possui uma pequena taxa e assegura uma viagem tranquila, visto que em caso de blitz, os passageiros não passarão o constrangimento de ter a viagem cancelada antes do destino. Um seguro mensal de terceiros também é pago por parte das empresas de ônibus.

No fretamento contínuo, as empresas emitem uma lista ao DETRAN com os veículos cadastrados que fazem a rota de uma determinada empresa, ou indústria.

A companhia de ônibus tem por obrigação exibir nos 4 lados do veículo o número do cadastro do DETRAN, bem como o nome fantasia da empresa, para melhor visibilidade e identificação das autoridades de trânsito que controlam esse tipo de serviço. A quantidade de lugares do veículo também deve igualar ao que está na sua documentação.

Mais curiosidades e informações importantes e verídicas você poderá conferir junto ao MOB Ceará em uma próxima matéria.

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال