REDES:

_

Brasileiro 5045: um raro G6 Volvo que operou no intermunicipal cearense Sistema urbano de Fortaleza com 100% da frota acessível Expresso Cabral comemora 65 anos com renovação de frota Vega Manaus já passa de 160 ônibus e recebe 4 Marcopolo 0km Prime Plus recebe o MOB Ceará pela primeira vez Expresso Tur apresenta seus rodoviários ao MOB Ceará

sábado, 26 de agosto de 2017

O primeiro rodoviário HD-High-Deck da Nielson

Foi em 1984 que a montadora Nielson produziu seu primeiro ônibus com piso alto, popularmente conhecido como High Deck.

O modelo foi nomeado de Diplomata 380, que era encarroçado nos chassis Scania e Volvo com 3 eixos. Inicialmente, o modelo foi comercializado para países vizinhos, e media 13,2m de comprimento com 3,9 m de altura, e visava concorrer com o modelo Paradiso lançado pela concorrente Marcopolo naquele momento.

Os bagageiros foram medidos de 15 ou 16,6 m³, encaixados nos modelos da Scania e Volvo respectivamente. Com acabamento esmerado, o Nielson Diplomata 380 tinha porta de entrada e tampas dos bagageiros de acionamento pantográfico e vidros verdes ou fumê. No início do ano seguinte, a linha foi completada pelos modelos 310, 330 e 350, referência aproximada à altura da carroceria. Todos eles ganharam nova grade falsa, para-choques com seis faróis e caixa de itinerários instalada por trás dos para-brisas. Para fechar este período de tantas novidades, a empresa disponibilizou o 3º eixo com suspensão pneumática para os rústicos chassis Mercedes-Benz OF.

Fonte: Lexicar Brasil/MOB Ceará

1 comentários:

Corredor 944 disse...

tenho um sonho de ter um destes veículos e criar um projeto incrível nele