Transporte de Fortaleza conta com 47 ônibus com suspensão-a-ar

Depois de 12 anos da última aquisição de ônibus com suspensão-a-ar, Fortaleza voltou a dispor de veículos mais confortáveis desde 2013.



A última aquisição de ônibus com suspensão pneumática havia ocorrido em 2001, quando a São José de Ribamar colocou em operação o Torino 10112, chassi semelhante ao carro 10011 que era montado em um OH-1621LE. Após um ano a desativação desses dois veículos, o sistema voltou a dispor de ônibus com suspensão pneumática, quando a Via Urbana, em 2013, adquiriu o primeiro ônibus com chassi Mercedes-Benz OF-1724L.

Em 2014, com a chegada dos 8 articulados, o fortalezense começou a perceber que a qualidade do transporte poderia melhorar. Em 2016, a Viação Fortaleza fez uma renovação de 22 veículos novos, e todos eles vieram com suspensão pneumática, lhe tornando a empresa  com maior número de veículos com tal atributo, com 23 veículos.



A Auto Viação Dragão do Mar também trouxe em 2016 um número maior de veículos mais confortáveis. A empresa comprou 8 veículos equipados com o chassi Mercedes-Benz OF-1724L, totalizando 9 veículos com suspensão-a-ar na frota, contando com seu articulado.


Destacando-se diante das empresas, a Terra Luz, que é a menor companhia do sistema urbano, adquiriu 6 veículos com suspensão pneumática, que representariam 10% de sua frota se ontem a empresa não tivesse perdido o carro de prefixo 41529, o primeiro ônibus climatizado da cidade a ser incendiado por criminosos. Atualmente, os veículos operam na linha 050-Siqueira/Papicu via Washington Soares.


Depois das três companhias mais destacadas com um maior número de veículos com suspensão-a-ar, segue a lista com as demais empresas:

São José - 3 carros
Siará Grande - 2 carros
Viação Urbana - 2 carros
Maraponga, Vega e Santa Cecília - 1 carro cada

Fonte: MOB Ceará
Redação: Narcísio Santos

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال