Viação Brasília: O "Tubarão do Padre Andrade"

Uma das mais tradicionais empresas de Fortaleza, muito lembrada principalmente na região dos bairros Padre Andrade, Alagadiço e Antônio Bezerra, é a Empresa Viação Brasília. Marcada por altos e baixos, como em qualquer organização, a empresa foi o fruto do grande empenho de seu fundador, o sr. Wilson Lima.

Paraibano nascido em 1924, Wilson Lima teve seu primeiro contato com o transporte coletivo ao ser contratado para trabalhar como cobrador na Viação Santa Cecília, do Sr. Manoel Ferreira de Azevedo. Devido à sua garra e dedicação ao trabalho, Wilson passou para a função de motorista e em seguida para gerente da empresa.

Em reconhecimento e gratidão aos anos de serviço prestado e ao saber do desejo de Wilson em ter sua própria companhia, o Sr. Manoel Ferreira cedeu, em 1957, dois de seus ônibus para que fosse dado início ao que seria o embrião da Viação Brasília. Naquele ano, foi oficializada pelo Departamento de Transportes Coletivos (DTC) de Fortaleza, a concessão da linha "Pontilândia" para Wilson Lima: Era o início de suas atividades como empresário.

Em 1958, o precursor registra sua firma individual com nome fantasia "Empresa Brasília" e começa a ampliar sua frota e linhas concedidas. Entre as quais, destacam-se "Cachoeirinha", "Monte Picu", "Parque Rio Branco" e "Padre Andrade". O nome fantasia é finalmente registrado em 1967, assim como ocorreu com algumas empresas na capital - até então o nome da empresa estava presente apenas na lataria dos ônibus, enquanto nos documentos constava o nome de seu fundador.

Como curiosidade, vale ressaltar que, no ano 1964, a empresa chegou a operar uma linha intermunicipal: O único ônibus transportava os usuários que circulavam entre os municípios de Fortaleza e Icapuí.

Durante toda sua trajetória, a frota da Viação Brasília manteve, se comparado com as maiores empresas, uma quantidade tímida de veículos, e a área de atuação se manteve praticamente no mesmo local.

É interessante perceber os dados coletados pelo Banco de Dados do Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte no Ceará, que informa a totalidade da frota em 1958 (nove veículos) e em 2000 (23 ônibus). Apesar de ser um crescimento modesto, ele ainda ocorreu graças ao diário esforço de Wilson Lima e de seu filho, que estavam à frente da empresa.

A companhia também atuou durante uma das fases mais marcantes do transporte, quando ocorreu a implantação do Sistema Integrado de Transportes e suas mudanças nas linhas e na frota. Com isto, a empresa se adaptou à nova realidade adquirindo novos ônibus pesados no início da década de 1990, para circular nos recém-inaugurados terminais de integração.

Wilson era sócio-torcedor e grande fã do Ferroviário Atlético Clube, e por isso, usou as cores do time futebolístico na pintura de seus ônibus por vários anos.

Os veículos da Brasília eram vistos, inclusive, enquanto transportavam os jogadores do time do coração do precursor da empresa. (Confira vídeo abaixo)


(Ciferal 15 da Brasília aparece nos primeiros segundos e aos 0:40)

A Viação Brasília encerrou suas atividades no ano de 2000, após aproximadamente 43 anos de trabalho árduo, cumprindo seus deveres com a população e demonstrando o amor de Wilson Lima pelo transporte. O pioneiro faleceu em 2002, aos 78 anos de idade.

A Equipe MOB Ceará encerra esta edição com uma imagem inédita do 23036, o último ônibus Volvo B58 adquirido 0km no sistema urbano da capital cearense. No canto esquerdo, aparece um pouco do 23022, um dos raros Thamco Scorpion leves de Fortaleza equipados com motor traseiro, que por sinal, ostentava a pintura tradicional da Viação Brasília.

A fotografia foi gentilmente cedida por um ex-funcionário da empresa.

Fonte: MOB Ceará

16 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Que bela homenagem a viação Brasília e ao Sr. Wilson Lima. Fiquei muito emocionado, pois eu sempre tive um grande carinho por essa empresa. Obrigado equipe mob pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. A garagem ficava na avenida sargento Hermínio no bairro padre Andrade

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, principalmente a parte do jogo.

    ResponderExcluir
  4. Alguém me poderia informar. Em qual rua foi tirada a foto do Caio Vitória 23026? De já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi tirada no bairro granja Lisboa. A Brasília tinha um carro rodando na linha 357-conj. Ceará Granja Lisboa.

      Excluir
    2. Legal não sabia , mas tem o nome padre Andrade ...mas a placa era de outra rota .

      Excluir
  5. NONATO ARAUJO, obrigado por me citar o bairro. Mas o que eu queria mesmo, era o nome da rua. Mas valeu mesmo assim. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Unknown, não achei essa rua no google mapas. Você teria algum ponto de referência?

    ResponderExcluir
  7. Frente da garagem av sargento herminio.
    Na rua Haroldo Torres existia outra entrada ou seja a garagem era um quarteirão todo !!!

    ResponderExcluir
  8. Moro por trás da garagem e no dia do encerramento das atividades foi muito triste todos os ônibus do lado de fora junto com todos funcionários tinha polícia é até helicóptero!foi lamentável ver uma empresa tão consolidada no mercado se falir daquela forma!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال