Pinturas padronizadas semelhantes no Brasil - Parte 2

Nesta edição, o MOB Ceará irá mostrar a segunda parte da pesquisa sobre algumas cidades no Brasil que adotam pinturas padrão semelhantes em suas frotas, que ambicionam em geral, a praticidade, facilidade de reparo e a redução de custos.

Se você, estimado leitor que nos acompanha, perdeu a primeira parte da pesquisa, clique neste LINK para poder compreender melhor esta série de matérias.

Lembrando que, na edição passada, foram abordadas as seguintes cidades: Brasília, Cachoeiro de Itapemirim, Juazeiro do Norte, Caruaru, Guaíba e São Luís.

Acompanhe a seguir mais uma relação de seis cidades que tem suas frotas padronizadas:

Fortaleza - CE

Na capital cearense, depois de pouco mais de uma década do vigor da a pintura padrão azul claro com as tradicionais setas verticais em azul e vermelho, a prefeitura de Fortaleza resolve adotar um visual mais limpo e de fácil manutenção para os ônibus da capital. Desenvolvida pelo designer Jorge Andrade, a pintura conta basicamente com linhas horizontais e a representação de um círculo no centro dos veículos.

Destaca-se na pintura, a identificação dos Consórcios presentes dentro do círculo, bem como o brasão e o nome da prefeitura de Fortaleza, além da numeração nas cores azul, que representa a numeração da empresa e cinza, que identifica o número do veículo.

Imperatriz - MA

Em Imperatriz, interior do Estado do Maranhão, após usuários passarem pouco mais de 100 dias sem o serviço de transporte público do município, a empresa Ratrans, já atuante na capital maranhense São Luís, passa a operar em caráter provisório a rede de transportes da cidade, até o início de uma nova licitação. Com isso, a Ratrans traz consigo a mesma pintura já adotada em São Luís, diferenciando apenas a cor de identificação e o brasão com o nome da cidade.

O azul passa a ser verde, e o maior percentual do veículo continua a ser cinza; o que se destaca ainda mais é a idade média da frota que melhora consideravelmente com a entrada da empresa na cidade, trazendo alguns seminovos de 2012 em diante, sendo alguns até mesmo novos.

Maceió - AL

A prefeitura de Maceió divulgou, no final de 2015, a nova padronização de seus coletivos, que dividiu o sistema em quatro lotes, cada qual com sua cor de identificação. Este novo modelo de transportes foi denominado pela prefeitura de SIMM - Sistema Integrado de Mobilidade do Maceió.

A divisão dos lotes é feita da seguinte forma:
– Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió;

– Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco;

– Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra e adjacências) pela Viação Veleiro;

– Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas.

Assim como muitos padrões até aqui já citados, o branco predomina em sua pintura, tendo sua parte frontal, traseira e acima das janelas pintadas com a cor de cada lote, com detalhes abaixo das janelas na parte lateral traseira do ônibus. Também pode ser observado o brasão com o nome da cidade, bem como o número e identificação da empresa.

Recife - PE

A prefeitura de Recife apresentou no final de 2015 a nova pintura a ser adotada em toda a região metropolitana. A proposta é fazer com que o passageiro associe a cor do coletivo à região da cidade onde ele circula.

Todos têm a cor branca predominante no corpo do veículo. Já a capota e as laterais seguem um combinado de cores que remetem ao consórcio que opera aquela linha. A ideia é que o usuário identifique o seu ônibus pela cor da parte superior, sendo elas laranja, amarelo, azul claro, azul escuro, lilás, verde e cinza.

Petrolina - PE
Tal como Imperatriz seguiu o modelo da capital de seu estado, São Luís, a cidade de Petrolina segue a mesma pintura padrão de Recife, capital pernambucana. Os ônibus da cidade de Petrolina podem ser identificados com a cor verde, que remete a cor da bandeira da cidade.

Todos estampam a marca MOBI PETROLINA, além do brasão com o nome da cidade e a mesma numeração padrão existente em Recife; também é adotado alguns detalhes na cor neutra cinza.


Salvador – BA

O layout de Salvador, juntamente com o de Uberlândia, se destaca por possuir alguns diferenciais com relação aos padrões aqui citados. Os soteropolitanos estão sendo agraciados desde o começo de 2015 com uma frota inteiramente nova, inclusive em sua pintura.

Em uma cerimônia de entrega dos novos veículos na Arena Fonte Nova, a população da capital baiana conheceu os três novos consórcios atuantes da região, são eles:
O consórcio Plataforma, atuante na região do subúrbio, é formado pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza;
O consórcio Ótima, que explora o 'miolo' da cidade, composto pelas empresas São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e UnibusBahiax e;
O consórcio Salvador Norte, que operante na orla da capital, sendo composto pelas empresas BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde.

A diferença dessa pintura para as demais se dá no destacamento da cor de identificação, sendo elas amarela para o consórcio Plataforma, verde para o Ótima e azul para o Salvador Norte. O branco é predominante, tendo as cores de identificação na lateral um pouco mais em destaque, ostentando o código do veículo, bem como o nome do novo sistema também na mesma cor padrão.

Na próxima semana, você vai acompanhar mais seis cidades que tem suas frotas padronizadas. Não perca mais um trabalho de pesquisa do MOB Ceará!

Fonte: MOB Ceará
Colaboração: Douglas Diego

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Dois complementos a informação referente ao Recife: por aqui, quem gerencia o transporte é o Governo do estado através do GRCT, tornando o transporte municipal do Recife em metropolitano. Outra cor adotada nas pinturas é o lilás, da empresa Mobibrasil, que opera o lote 2.

    ResponderExcluir
  2. em todo lugar os consórcios possuem cores diferentes, menos aqui em fortaleza que tem a proposta mas não é executada

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال