Grupo Guanabara: Conheça um pouco sobre a Estrela Transportes

Dando continuidade a serie “Grupo Guanabara”, hoje o MOB Ceará vai apresentar algumas informações da Transportes Estrela Ltda, que opera nos consórcios Transcarioca e Internorte, na Cidade do Rio de Janeiro.

Fundada no ano de 1951 com o nome de Viação Empresa de Lotações Estrela Ltda, a empresa iniciou suas operações com 18 carros, divididos em 2 linhas. Desde então, a empresa teve diversas mudanças como a razão social que, em 1970 passou a se chamar Transportes Estrela Ltda. No inicio dos anos 90 a empresa foi adquirida pelo Grupo Guanabara, e depois da nova gestão a empresa teve mais facilidade para renovar a sua frota.

Em 1999 a Estrela realizou um teste com um ônibus equipado com ar-condicionado, que possuía o modelo Ciferal Padron Cidade II, montado com o chassi OH-1621LE (Motor Traseiro). No final do ano citado o veiculo foi transferido para sua “irmã” Auto Viação Alpha.

Em 2003 voltou a fazer teste com ônibus ar-condicionado, e desta vez a empresa trouxe um Marcopolo Viale montado sob o chassi OF 1721, com o intuito de trazer de volta seus clientes ''tomados'' pelo transporte clandestino (Kombis e vans). Em 2004 o veiculo foi transferido para a empresa Alpha, com isso a Estrela teve que reduzir seu quadro funcional para se reerguer diante as crises. 
Boa parte de sua frota de ônibus convencionais foi substituída por Micrões e, aos poucos a empresa foi reconquistando os passageiros através das bilhetagens eletrônicas. Vale ressaltar que atualmente todos os carros operantes não tem cobrador e possuem duas catracas.

A empresa vem recebendo alguns veículos de fabricação 2009 da empresa Alpha para suprir os veículos incendiados nos últimos anos, foram incendiados 4 veículos prefixos 82541, 82586, 82612 e 82639 dentre os anos 2013 à 2015.


Atualmente os ônibus são divididos em 7 linhas, sendo 4 do consorcio Transcarioca e 3 do consorcio Internorte. Confira algumas imagens da frota:


Fonte MOB Ceará
Colaboração Marcelo Praz / André Luiz.

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال