Linha do dia: 073-Siqueira/Praia de Iracema

Atendendo aos inúmeros pedidos dos leitores, o MOB Ceará vai abordar algumas informações de uma das linhas mais populares do Terminal do Siqueira, a 073-Siqueira/Praia de Iracema.


Criada em 20 de Julho de 2009, a linha 073-Siqueira/Praia de Iracema foi criada a partir de um desmembramento da linha 078-Siqueira/Mucuripe, que liga o terminal referido ao Cais do Porto, no bairro Mucuripe. A ideia da ETUFOR em parceria com o Sindiônibus, era de desafogar o terminal do Siqueira, aproveitando os mesmos veículos para realizar viagens mais curtas, reduzindo os veículos dos trechos menos movimentados, e dando ênfase na rota mais movimentada, no caso entre o bairro Montese e a avenida Dom Manoel.

Com isso, os 29 veículos que possuíam a linha 078, foram divididos entre duas rotas, a da linha 073 que, passa pela avenida Aguanambi, e a 099-Siqueira/Barão de Studart, que fazia o percurso mais longo e trafega pelas avenidas Pontes Vieira e Barão de Studart. As empresas Viação Fortaleza e Viação Urbana foram as empresas que ficaram inicialmente com a responsabilidade das linhas.

A ideia foi boa, porém com a integração e outros fatores, a demanda aumentou muito rápido, e com isso, o órgão gestor teve de aumentar a frota em ambas as linhas. Hoje a linha 073-Siqueira/Praia de Iracema é considerada em Fortaleza como uma das linhas mais movimentadas da cidade, e opera com 22 veículos da Viação Urbana.

Na rota, a linha parte do Terminal do Siqueira, e segue por vias como:  Avenida Osório de Paiva, rua Germano Frank, Av. Gomes de Matos, Av. Borges de Melo, Av. Aguanambi, Av. Dom Manoel e finaliza na Avenida Rui Barbosa, próximo a praia de Iracema.

A rota é movimentada devido passar por pontos muito procurados pelos usuários. Um dos principais é o que fica em frente a empresa Contax, que possui mais de 9000 funcionários, e boa parte deles residem na região do Siqueira e adjacências. Além desse, um outro ponto muito populoso da linha é na avenida Aguanambi, onde várias pessoas de vários outros locais, utilizam a linha para completar a integração com o bilhete único, fazendo com que a linha 073 preencha todos os lugares antes mesmo de chegar a metade da viagem.

A frequência da linha, é muito constante. Em horários de pico, a previsão é de 3 à 5 minutos, divididos entre os 22 veículos da linha. Muitas vezes devido os congestionamentos constantes da cidade, os veículos sofrem atrasos, e dependendo da situação, a ETUFOR remaneja carros de outras linhas para reforçar a frota da linha 073-Siqueira/Praia de Iracema. Um detalhe é que aos sábados, a linha conta com 1 veículo da São José e 11 da Via Urbana. Confira mais informações:

Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال