REDES:

_

MOB Ceará participa de passeios São José de Ribamar: a empresa extinta mais falada na busologia Marcopolo apresenta plataforma BioSafe para empresários no Ceará RCR Locação acrescenta em sua frota cearense novos Ideale 800 Horizonte Transportes inova com aquisição de ônibus 0km

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Relembrando alguns Caio Gabriela da Viação Gerema

O MOB Ceará na tentativa de emocionar os busólogos saudosistas, que curtem relembrar o transporte cearense nos anos 70 e 80, vai trazer nesta matéria, algumas imagens colhidas através de pesquisas em jornais e acervos antigos.


A Viação Gerema foi fundada no ano de 1969 por José Gerardo Texeira Coelho, e operou no sistema urbano de Fortaleza por 22 anos, tendo seu nome de fantasia alterado em 1991 para Viação Águia Branca, mantendo o código operacional ''14''. Em 1995, a empresa passa a ter a razão social alterada para Viação Siará Grande, mudando também de proprietários.

Ao longo de sua estadia no transporte como Viação Gerema, a empresa manteve uma grande quantidade de carros equipados com chassis de marcas variadas, como Scania e Mercedes-Benz. Em Maio de 1979, a empresa anunciou em jornais de grande circulação na capital cearense, uma compra de 20 veículos novos, que possuíam o modelo Caio Gabriela e chassi Mercedes-Benz.

Na época, a frota da empresa estava sendo além de renovada, ampliada, chegando a marca dos 52 veículos operantes, que beneficiaram os usuários do bairro Conjunto Ceará, onde a empresa atuava com maior detenção das linhas. Confira algumas imagens encontradas através desta pesquisa realizada por busólogos:


Fonte: MOB Ceará/Cepimar

10 comentários:

George (Palestino) disse...

Lembro desse carro da Gerema de número 38 no ano de 1982!

Saudades...

Unknown disse...

tenho 42 anos e lembro com muita saudade da empresa gerema pois andei quando criança pois morava no bairro bom sucesso onde a empresa operava com a linha 342 conjunto ceara, bom sucesso e granja portugal, que boms tempos aqueles.

Unknown disse...

Andei muito, lembro muito bem das fichas, preta vermelha

Luciano Lima Busologo disse...

Linha 328 - BOM SUCESSO nessa época em 1982 o final da linha era ao lado da Panificadora Granja Portugal e tinha dois veículos Caio Jaraguá o 18 e o 19 era massa andar neles. Bons tempos que vão ficar na memória .

Luciano Lima Busologo disse...

Linhas que a saudosa empresa GEREMA operava no período :
322 Granja Portugal 1
323 Granja Portugal 2
328 Bom Sucesso
342 Cj. Ceara etapas 1 2 3 e por último a 4 .
Depois hora um reordenamento dos codicód e algumas linhas permaneceram com o mesmo codigo , só a do Cj. Ceará que teve que desmembrar para :
324 Cj. Ceará etapa 1
325 Cj. Ceará etapa 2
326 Cj. Ceará etapa 3
327 Cj. Ceará etapa 4

Logo anos depois veio as linhas :

243 Cj. Ceará/Bezerra de Menezes
T11 Cj. Ceará/Aldeota

a 243 era compartilhada entre as empresas 03 e 14 e a linha T11 era compartilhada pelas empresas 03 04 07 e 14 .

Unknown disse...

Parabéns pela pastagem! Isso é voltar no tempo de infância de muitos!

Unknown disse...

lembro muito deste vermelho com preto
Depois muito depois botaram
a linha conjunto Ceará aldeota tinha um amigo meu na época que trabalhava
dirigindo um deles era o
alberto..tempos bons

Unknown disse...

Boas lenbransas da empresa gerema e dos onibus tambem.antonio.


Lulu Silva disse...

Lembro-me do final da linha do ônibus Granja Portugal que ficava na atual Av. José Torres com Rua Emílio de Menezes. Ainda hoje existe o ponto comercial, bem na esquina, parada obrigatória dos motoristas, só que encontra-se fechado.

Unknown disse...

É verdade ao lado hj é igreja católica com frente para Vital Brasil. Recordar é viver!