REDES:

_

Primeiro G8 da Princesa inicia as suas operações Os primeiros Volksbus Euro 6 de Fortaleza serão da São José Ranking: Mais veículos com ar-condicionado em operação no urbano Primeiros Mercedes-Benz OF-1726L são conferidos pelo MOB Ceará Transconquista adquire primeiro Ideale OH-1518 do Ceará

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Relembrando alguns Caio Gabriela da Viação Gerema

O MOB Ceará na tentativa de emocionar os busólogos saudosistas, que curtem relembrar o transporte cearense nos anos 70 e 80, vai trazer nesta matéria, algumas imagens colhidas através de pesquisas em jornais e acervos antigos.


A Viação Gerema foi fundada no ano de 1969 por José Gerardo Texeira Coelho, e operou no sistema urbano de Fortaleza por 22 anos, tendo seu nome de fantasia alterado em 1991 para Viação Águia Branca, mantendo o código operacional ''14''. Em 1995, a empresa passa a ter a razão social alterada para Viação Siará Grande, mudando também de proprietários.

Ao longo de sua estadia no transporte como Viação Gerema, a empresa manteve uma grande quantidade de carros equipados com chassis de marcas variadas, como Scania e Mercedes-Benz. Em Maio de 1979, a empresa anunciou em jornais de grande circulação na capital cearense, uma compra de 20 veículos novos, que possuíam o modelo Caio Gabriela e chassi Mercedes-Benz.

Na época, a frota da empresa estava sendo além de renovada, ampliada, chegando a marca dos 52 veículos operantes, que beneficiaram os usuários do bairro Conjunto Ceará, onde a empresa atuava com maior detenção das linhas. Confira algumas imagens encontradas através desta pesquisa realizada por busólogos:


Fonte: MOB Ceará/Cepimar

13 comentários:

George (Palestino) disse...

Lembro desse carro da Gerema de número 38 no ano de 1982!

Saudades...

Unknown disse...

tenho 42 anos e lembro com muita saudade da empresa gerema pois andei quando criança pois morava no bairro bom sucesso onde a empresa operava com a linha 342 conjunto ceara, bom sucesso e granja portugal, que boms tempos aqueles.

Unknown disse...

Andei muito, lembro muito bem das fichas, preta vermelha

Luciano Lima Busologo disse...

Linha 328 - BOM SUCESSO nessa época em 1982 o final da linha era ao lado da Panificadora Granja Portugal e tinha dois veículos Caio Jaraguá o 18 e o 19 era massa andar neles. Bons tempos que vão ficar na memória .

Luciano Lima Busologo disse...

Linhas que a saudosa empresa GEREMA operava no período :
322 Granja Portugal 1
323 Granja Portugal 2
328 Bom Sucesso
342 Cj. Ceara etapas 1 2 3 e por último a 4 .
Depois hora um reordenamento dos codicód e algumas linhas permaneceram com o mesmo codigo , só a do Cj. Ceará que teve que desmembrar para :
324 Cj. Ceará etapa 1
325 Cj. Ceará etapa 2
326 Cj. Ceará etapa 3
327 Cj. Ceará etapa 4

Logo anos depois veio as linhas :

243 Cj. Ceará/Bezerra de Menezes
T11 Cj. Ceará/Aldeota

a 243 era compartilhada entre as empresas 03 e 14 e a linha T11 era compartilhada pelas empresas 03 04 07 e 14 .

Anônimo disse...

Parabéns pela pastagem! Isso é voltar no tempo de infância de muitos!

Fabio Mel e xote the luxo disse...

lembro muito deste vermelho com preto
Depois muito depois botaram
a linha conjunto Ceará aldeota tinha um amigo meu na época que trabalhava
dirigindo um deles era o
alberto..tempos bons

Unknown disse...

Boas lenbransas da empresa gerema e dos onibus tambem.antonio.


Lulu Silva disse...

Lembro-me do final da linha do ônibus Granja Portugal que ficava na atual Av. José Torres com Rua Emílio de Menezes. Ainda hoje existe o ponto comercial, bem na esquina, parada obrigatória dos motoristas, só que encontra-se fechado.

Unknown disse...

É verdade ao lado hj é igreja católica com frente para Vital Brasil. Recordar é viver!

Unknown disse...

Meu tio era motorista da empresa Gerema tenho saudade da quele tempo quando tinha 11 anos pena que ele se foi tão cedo Paulinho 1980

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

Eita nostalgia... Quando criança andei muito nos ônibus da GEREMA, quando estudava no centro. Gostava de andar no CAIO GABRIELA de número 79 e no SCANIA 20. Conheci vários motoristas, lembro bem do Alberto, Jaime, Come Pão(nunca soube seu nome), Geraldo, Derito, Félix.
Na época, ainda não haviam os terminais de integração e o fim da linha era no monumento do Conjunto Ceará, na AV. Central.