O primeiro Torino 99 da São Francisco

O MOB Ceará vai abordar boa parte da história do primeiro Marcopolo Torino adquirido de fábrica pela saudosa São Francisco Transporte e Turismo.

A aquisição do primeiro  Marcopolo Torino recém lançado, ocorreu no ano de 1999, quando a São Francisco encomendou dentre os seus 3 ônibus novos, que naquele ano representou cerca de 7% da frota total operante, um Torino montado sob o chassi Mercedes-Benz OF-1721.

O ônibus ganhou o prefixo 25305, e esbanjava beleza e charme em sua  estrutura, pois o carro possuía calotas, vidros fumê, a máscara branca entre os farois que era adotada pela empresa e também pela Autoviária Freitas, e um piso muito bem cuidado, pois a São Francisco em dias de domingo, parava seus carros mais novos para uma limpeza bem diferenciada dos demais veículos da frota. O Torino era efetivo da linha 387-Jardim Jatobá/Centro/Expresso.

Em 2000, o belo ônibus foi renumerado para 25905, devido as exigências da ETTUSA (órgão fiscalizador do transporte e do trânsito de Fortaleza), mas continuou operando na mesma linha, sendo até aquele momento, o único do modelo fabricado na Ciferal, no estado do Rio de Janeiro.


Em 2001, o ônibus deu lugar na linha 387 à um carro dois anos mais novo, e foi remanejado para a linha 360-Siqueira/João Pessoa. Naquele ano, rolavam boatos de que o mesmo ia operar na linha 052-Grande Circular 2 cujo a extinta CTC estava arrendando algumas tabelas, mas acabou não acontecendo. O ônibus era um dos mais novos da linha 360 e operou lá até 2004, quando foi transferido para a Cearense Transportes e mudou de linha.

Na Cearense, ele foi escalado na linha 390-Av. João Pessoa, única linha que a empresa tinha dentro do terminal da Parangaba, e lá ele operou por mais um bom tempo. Durante esse tempo, mais precisamente em 2006, a Cearense reformou o carro, colocando uma descarga cromada, pintura azul bebê que era a mais recente padronização daquele ano, entre alguns detalhes internos, e continuou operando na linha até que poucos anos depois, ele foi transferido para a linha 355-Siqueira/José Bastos, onde passou pouco tempo efetivo.

Após passar esse curto período na linha 355, o 43905 da Cearense foi operar na linha 356-Genibau/Lagoa, e em seguida na 342-Parque São Vicente, onde operou até ser desativado, no ano de 2011.


Fonte: MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال