Busólogos descobrem um meio de encontrar relíquias a longa distância

Os busólogos de Fortaleza descobriram uma forma de rever alguns veículos antigos que, nos anos 90 e 2000, foram vendidos para empresas ou prefeituras do interior do estado do Ceará.

Além do modo tradicional de buscar relíquias, na qual dá mais emoção aos colecionadores, que são as viagens em busca de relíquias, os entusiastas agora podem buscar sua paixão sem a necessidade de sair de casa.

A ferramenta, disponível na rede mundial de computadores, é vinculada ao Google Maps, que mapeia todas as ruas do mundo e disponibiliza imagens reais com ângulo de 360º em sua função denominada Street View.

Os busólogos podem recorrer à ferramenta para buscar os veículos que marcaram sua infância ou adolescência, sem a necessidade de viajar para as mais longínquas localidades. De forma simples, podem, através desta ferramenta, encontrar alguns ônibus antigos nos interiores.

Algumas imagens são desatualizadas, pertencentes as primeiras viagens em que os carros do Google fizeram no ano de 2012, outras já estão mais atualizadas.
Para o busólogo o que vale é a recordação de rever alguns ônibus que mesmo com sua placa desfocada, ainda mostram características únicas, como, por exemplo, o 20827 da empresa Santa Maria - único Ciferal Padron Cidade II da frota da empresa, e que foi encontrado na cidade de Acaraú, com a faixa de transporte escolar e a frente azul, da cor da padronização troncal do SIT-For.
Também lá foi encontrado um micro 1997 da mesma empresa:

Também foi encontrado em Massapê, imagens de 2012 de um Caio Vitória com chassi Mercedes-Benz OF-1618 que pertencia a Rota Expressa, com prefixo 33403.
Este ônibus foi desativado entre 2001 e 2002.

Ainda na mesma cidade, foi encontrado um Caio Vitória que também possivelmente teria pertencido a Rota Expressa ou Rota Sol, apesar do Google ter tentado desfocar a placa, deu para visualizá-la perfeitamente. Confira algumas imagens dele e de outros veículos encontrados na internet:


Já no município de Itarema, os cearenses ficaram surpresos com o que acharam, um Caio Vitória com a antiga pintura alimentadora do sistema urbano de Fortaleza e o prefixo 11040.

Este veículo, desconhecido por todos os busólogos do grupo MOB Ceará no Facebook, pertenceu a saudosa Montenegro e as imagens de 2012 do Google Earth, revelam características que fazem os busólogos concluirem que o ônibus tenha sido fabricado em meados de 1990.
O 11040 aparece na imagem ao lado de um outro veículo que provavelmente fez parte da frota da Empresa Vitória de Caucaia, que foi uma das primeiras empresas cearenses a adquirir o chassi Ford B-1618.

Confira as imagens:

Fonte: MOB Ceará
Pesquisa de imagens: Didi Alves/Diego de Souza/Narcísio Santos

6 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. esse alimentador tá mais pra são cristóvão do que montenegro

    ResponderExcluir
  2. Nitidamente o prefixo dele aparece 11040. Recebemos um email neste instante com relatos sobre o referido veículo.

    ResponderExcluir
  3. Interessante matéria. No Rio Grande do Norte um amigo me passou umas fotos da antiga Trans Flor e breve postarei no blog realizando uma matéria parecido só que na versão RN.

    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabens aos amigos que fazem a equipe mob ceara fico muito feliz em ver onibus que fez parte de nossas vidas,..

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos a audiência de todos. Ressaltamos que o MOB Ceará nasceu no propósito de falar a língua dos busólogos locais, e ficamos felizes por ver que um dos nossos objetivos foi alcançado com muito trabalho amor dedicação e honestidade.

    ResponderExcluir
  6. Esse carro 11040 foi um dos que inauguram a linha do Aracape, a linha foi inaugurada com os seguintes carros: 11024 & 11025 (Caio Amelia) 11040 & 11060 (Caio Vitoria)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال