Entenda os prefixos dos ônibus urbanos de Fortaleza

Hoje, o MOB Ceará apresenta mais uma curiosidade que, talvez, muitas pessoas não sabiam. A seguir, vamos detalhar a formação dos prefixos dos ônibus urbanos da capital cearense.

O transporte urbano de Fortaleza, desde o começo dos anos 90, possuía uma regra básica para enumerar os veículos das frotas das empresas, que se resumia ao fato de que as empresas deveriam ter o código operacional com dois dígitos, ficando assim o complemento da numeração totalmente a cargo das empresas, isso ocorreu até o ano de 1999. Mas a partir do ano 2000, as regras mudaram, e os prefixos dos ônibus de Fortaleza começaram a ter mais uns significados, onde vocês vão conhecer agora. Observem o exemplo:


1 - Código operacional da empresa

Todas as empresas de ônibus possuem um código operacional. Este prefixo significa que todos os ônibus da tal empresa, sempre começam com a numeração vermelha, no caso de nosso exemplo, o 36 significa que o ônibus pertence a empresa Santa Cecília.

 2 - Ano de fabricação / Operação.

O terceiro número representa o ano de fabricação, uma regra adotada nos prefixos dos ônibus de Fortaleza obrigatoriamente desde o ano de 2000, mas que algumas empresas, como a Via urbana, já adotavam por questão de escolha desde 1996.

No caso do exemplo, o ''9'' significa que o veículo possui o ano de fabricação 2009. Em Fortaleza, neste exato momento, o ônibus mais velho possui ano de fabricação 2003, com isso, não existe mais possibilidade de que o número ''9'' represente um ônibus fabricado em 1999, portanto não há como se confundir.

3 - Complemento de numeração

O complemento de numeração fica a cargo de cada empresa, geralmente algumas empresas costumam enumerar os seus veículos ordenadamente, por exemplo: Se uma empresa adquirir um total de 10 ônibus novos em 2013, ela coloca em sequencia: 301 ao 310. Outras optam por colocar de 5 em 5 (305, 310, 315) ou até em numerações totalmente aleatórias, isto fica a cargo de cada empresa, sendo que geralmente as empresas enumeram de acordo com a demanda de veículos para fazer vistorias na ETUFOR, assunto que abordaremos no item 4.

4-Calendário de vistorias na ETUFOR.

O último algarismo do prefixo representa qual mês será feita a vistoria do veículo na ETUFOR, isso depende não só do algarismo, mas também do ano de fabricação, por exemplo: Todos os ônibus com idade de 0 a 5 anos fazem vistorias semestralmente, já os que passam dos 5 anos, fazem vistorias trimestralmente, ou seja, o ônibus que colocamos de exemplo na matéria de hoje, faz vistorias semestralmente por possuir uma idade entre 0 e 5 anos. Por ter numeração final 5, pelo calendário, ele fará vistorias nos meses de Março e Setembro até atingir os 5 anos, após o 6° ano, ele fará vistoria, além dos meses já anunciados, também nos meses de Junho e Dezembro.

Pois bem, agora sabemos que muitas pessoas que somente viam os ônibus, mas nem imaginavam o que significava toda aquela numeração, agora já estão mais esclarecidas. Agora você vai saber quanto tempo aproximado de uso possui o veículo na qual você está ou estará a bordo. 

Se quiser mais detalhes, por favor, nos envie um e-mail para [email protected] ou participe da nossa rede social no facebook, com certeza terão pessoas qualificadas a lhe responder sobre muitas dúvidas sobre o transporte urbano de Fortaleza. Clique aqui e você será encaminhado ao nosso grupo.

Fonte: MOB Ceará

15 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Muito boa essa matéria, gostei!
    Agora seria bom se a Etufor ajeitasse essa bagunça no nº das empresas, pois que eu saiba, nós temos 14 empresas, e não 43. Olha só a bagunça nos nºs:
    02 - Viação Fortaleza
    12 - São José
    14 - Siará Grande
    19 - Fretcar
    20 - Santa Maria
    21 - Aliança
    26 - Maraponga
    30 - Via Urbana
    33 - Rota Expressa
    35 - Vega
    36 - Santa Cecília
    41 - Terra Luz
    42 - Dragão do Mar
    43 - Cearense

    Se a Etufor organizasse, ficaria assim:
    01 - Viação Fortaleza
    02 - São José
    03 - Siará Grande
    04 - Fretcar
    05 - Santa Maria
    06 - Aliança
    07 - Maraponga
    08 - Via Urbana
    09 - Rota Expressa
    10 - Vega
    11 - Santa Cecília
    12 - Terra Luz
    13 - Dragão do Mar
    14 - Cearense

    ResponderExcluir
  2. Isso não pode acontecer devido a outras empresas já existirem com esses números. Sendo assim:
    01-AUTOVIÁRIA S. VICENTE DE PAULO/ROTASOL
    02-VIAÇÃO FORTALEZA
    03-EXPRESSO TIMBIRA
    04-CIALTRA/VIA MÁXIMA
    05-BONS AMIGOS
    06-SÃO CRISTOVÃO
    07-IRACEMA
    08-ANGELIM/COSTA DO SOL
    09-CTC
    10-SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
    11-MONTENEGRO
    12-SÃO JOSÉ
    13-TRANSPESSOA
    14-AGUIA BRANCA/SIARA GRANDE
    15-ASA AZUL
    16-SÃO VICENTE
    17-ENSA
    18-SALETE
    19-FRETCAR
    20-SANTA MARIA
    21-ALIANÇA
    22-AUTOVIARIA FREITAS
    23-BRASILIA
    24-IRMÃOS BEZERRA
    25-SÃO FRANCISCO
    26-MARAPONGA
    27-SÃO BENEDITO
    28-
    29-TRANSPENHA
    30-VIA URBANA
    31-CIALTRA
    32-SÃO JUDAS/CIALTRA
    33-ROTA EXPRESSA
    34-BOTUCATU
    35-VEGA
    36-VIAÇÃO TIMBIRA/SANTA CECILIA
    37-ALIANÇA
    38-MARATUR
    39-SÃO BENEDITO
    40-CIDADE LUZ
    41-TERRA LUZ
    42-DRAGÃO DO MAR
    43-CEARENSE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So lembrando que a atual siara grande também já se chamou gerema!

      Excluir
  3. DORNELES CÓDIGO 28 É COSTA AZUL DO GRUPO DA EMPRESA 20 SANTA MARIA O CARROS DE 2009 20913 E 20959 VIERAM COM O PREFIXO 28913 E 28959 QUANDO A EMPRESA IRIA SE DIVIDIR NA ÉPOCA OS MICROÔNIBUS DELA FICARIA COM CÓDIGO 20 E OS DEMAIS ÔNIBUS NORMAIS CÓDIGO 28

    ResponderExcluir
  4. Mas a maioria não existe mais
    por que eles deixam desse jeito

    ResponderExcluir
  5. Dá pra fazer esta organização sim, claro que tiveram empresas com vários números de ordem que não existem mais, o sistema de transporte do município seria mais organizado por ordem mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Só que amigo Ernesto. Ainda que dê para se fazer se tornaria inviável. Pois os códigos das empresas é o seu CNPJ. Você não pode mudar. A não ser que você declare que a empresa está quebrada, ou coisa parecida. Mesmo assim fazendo, não se poderia utilizar códigos que outrora já tiveram seus CNPJ registrado. É simples assim.

    ResponderExcluir
  7. Mais não daria para organizar com outra numeração,exemplo:a partir do 45,46......

    ResponderExcluir
  8. materiais bem elaborado,e sobre a questão de mudanças de num dos veículos urbanos, sim seria boa se mudassem pois desse jeito que estão organizados nos confundem, mas se for para piorar que fique do jeito que estas!

    ResponderExcluir
  9. Na Cidade onde moro (Belém) os ônibus são identificados por "ordens de serviço", a empresa é identificada por letras.
    Ex: em Fortaleza existe a linha 011 (circular I), aqui seria XX-01103, XX é a empresa, 011 o código da linha, 03 seria o número de carros, ou seja, se a linha tem 20 carros vai do 01 ao 20.
    Assim se ouver um problema o passageiro liga pra companhia de transportes e passa o número da linhae carro.

    ResponderExcluir
  10. José Augusto Fortaleza. Isso deve fazer Parte da História dos Transportes urbanos de Fortaleza.Gosto de pesquisar estas Curiosidades, vivia numa expectativa para descobrir as linhas antigas Agradeço ao Sr, Dorneles que me fez saber. Muito obrigado.Isso é história, e deve ser guardada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Código 28 era nossa Sra. Aparecida

    ResponderExcluir
  12. A empresa 44 seria a auto viação Dragão do mar porque a 42 e viação umbana filia

    ResponderExcluir
  13. Tem como atualizar os códigos das empresas? Estou na dúvida do 035 da São Benedito e 35 Vega, ou seja existem duas empresas com o número 35?

    ResponderExcluir
  14. Pessoal tenta fazer um post com as linhas extintas da nossa capital.


    Fco sa aldeota
    Clube de regatas barra do Ceará
    Fco Sá colônia

    Eita saudades

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال