Busscar VLC: O modelo da Busscar que você não conhecia


O ano era 2002..... 
** Texto extraído da Revista Jornauto de Julho de 2002

A encarroçadora de Joinville/SC, que passou recentemente por uma profunda reestruturação administrativa e industrial, surpreendeu o mercado com uma novidade. Ninguém estava esperando que a Busccar Ônibus, que possui uma moderna linha de carrocerias de ônibus urbanos e rodoviários, também estivesse de olho no mercado de distribuição de cargas urbanas.


A empresa mostrou o primeiro protótipo de um furgão para atender frotistas especializados em operar na coleta e distribuição de cargas e encomendas no ambiente urbano. Ele foi desenvolvido em conjunto com a Itapemirim Cargas, que está realizando os testes finais no uso do prático. Esse VLC - Veículo Leve de Cargas, tem um comprimento de 6.300 mm, mas a Busscar já tem o projeto VUC - Veículo Urbano de Cargas, que terá um comprimento de 5.490 mm, para atender totalmente as normas que regem o controle de tráfego nas zonas máximas de restrição, impostas pelas prefeituras nas grandes cidades. Segundo o fabricante o protótipo dessa versão está em produção.

Características Básicas

De acordo com a encarroçadora, tanto o VLC como o VUC, apresentam diversas vantagens competitivas e soluções exclusivas em relação aos produtos existentes, como portas dobráveis da cabina, tipo sanfona, que ocupam pouco espaço e que facilitam o acesso do motorista e ajudantes. Possuidora de moderna tecnologia na construção de carrocerias, a Busscar desenvolveu esse projeto de furgão com estrutura de aço e fechamento em alumínio e fibra.


O compartimento de cargas possui dois acessos - um direito do posto do motorista e outro pela traseira do veículo. A porta de trás é do tipo roll-up (de enrolar), o que agiliza as operações de carga e descarga. O veículo tem 2.080 mm de largura e 2.600 mm de altura, podendo transportar um volume de 12,2 m² e peso de até 1500 kg. O conhecido motor Sonfim da Iveco tem 122 cv de potência e torque de 29 mkgf, rodas de 5 x 16 e pneus de 195/75 R 16.

Apalpando o Mercado

A Busscar, obviamente tem tecnológia e todas as demais condições de colocar no mercado um bom produto, mas não possui experiência nesse segmento, e portanto, está testando possibilidades de conquistar uma interessante fatia desse bolo, mas conta desde já com um importante parceiro para fazer o desenvolvimento, a Itapemirim Cargas, um dos maiores transportadores de cargas e passageiros do Brasil. A perspectiva inicial é produzir neste ano 100 unidades e 300 em 2003.


O primeiro protótipo do VLC está em fase de homologação e foi montado sobre o antigo chassi Iveco 49.12, de rodado duplo. Nesse caso com um peso bruto total de 5,2 toneladas e tem a capacidade para transportar até 1.500 kg de carga liquida. A Busscar alerta que não tem nenhum contrato de exclusividade com a Iveco e pode montar esta carroceria em qualquer marca de chassi com patível com as características técnicas do produto final.

Fonte: Gilberto Gardesani/Revista Jornauto Edição 113 - Julho de 2002
Fotos: Jornauto

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Considerando a capacidade de carga num veículo desse tamanho, era um projeto fadado a nascer morto. Me parece bom esse tipo de veículo, por permitir que o condutor tenha acesso ao compartimento de carga sem ter que necessariamente desembarcar do veículo e mantendo o posto de condução inacessível a curiosos que possam provocar um acidente, mas o mercado brasileiro ainda tem uma visão muito simplória quanto à segurança.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال