A acessibilidade nos ônibus de Fortaleza

O grupo MOB Ceará realizou uma pesquisa afim de saber a quantidade total de ônibus com elevador para cadeirantes em nossa cidade. Durante quase um mês ficamos de olho na frota operante de todas as empresas e hoje trazemos os números para você conhecer. 

Fortaleza possui uma frota com algo aproximado em 1914 veículos, sendo 908 veículos acessíveis, o que representa aproximadamente 47,5% da frota total operante.
*Dados da pesquisa realizada até 11/05/2012

Através da tabela ao lado você pode conferir como está a distribuição desses 908 veículos em cada empresa empresa. 

De acordo com a pesquisa a empresa que mais possui veículos acessíveis é a Viação Fortaleza com 131 ônibus adaptados, ela também fica em primeiro lugar com base na porcentagem em relação à sua frota operante, com mais de 70% da frota com elevador.

Gostaríamos de lembrar que as empresas Asa Azul, São Francisco e Maratur não possuem nenhum veículo com elevador para cadeirantes, a soma da frota total destas três empresas é 49 veículos.

A Realidade 

A equipe MOB Ceará caiu em campo e foi conferir de perto as operações de embarque e desembarque de cadeirantes. O local escolhido foi o terminal da Parangaba, onde o fluxo de passageiros é bastante grande.

Ao chegarmos no terminal não foi muito difícil achar um passageiro na condição de cadeirante esperando o ônibus para realizar o embarque. No ponto de embarque da linha 040-Parangaba/Lagoa, aproximava-se o carro 36918 da Viação Santa Cecília, e esperando na fila estava um cadeirante que nos autorizou a fotografar todo o processo de embarque.
A operação de embarque durou menos de 3 minutos, uma excelente habilidade por parte da operadora
Durante todo o processo de embarque, os fiscais da Etufor e do Sindiônibus auxiliaram o cadeirante e a motorista com os devidos cuidados. O embarque foi realizado em menos de 3 minutos e a operadora do veículo demonstrou muita habilidade no manuseio da máquina.

O grupo MOB Ceará parabeniza a Viação Fortaleza por ter chegado ao elevado número de veículos adaptados em apenas 4 anos, desde a sua primeira aquisição de ônibus adaptado. Também parabenizamos o excelente trabalho dos fiscais da Etufor e Sindiônibus, que estão sempre atentos ao embarque e desembarque de cadeirantes nos terminais.

Ps. Agradecemos a supervisora Tatiane, por nos autorizar a realizar este trabalho no terminal da Parangaba.

Fonte: MOB Ceará
Fotos: Acervo MOB Ceará

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال