Exposição de ônibus escolares na China

A segurança do transporte escolar tornou-se um assunto em destaque na sociedade chinesa devido aos acidentes de ônibus escolares ocorridos no país durante o ano passado. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro foi realizada em Beijing a primeira exposição de ônibus escolares da China. Alguns fabricantes chineses revelaram que o seu volume de vendas aumentou notoriamente durante os últimos meses. 

Muitas empresas estrangeiras pretendem entrar neste mercado em clara expansão. Durante os 4 dias do certame, mais de 20 empresas chinesas e estrangeiras exibiram os seus modelos de ônibus escolares, além de outros veículos de produção recente. 


Zhao Ruihua, o vice-diretor da divisão de Administração de Segurança do Trabalho dos EUA, um dos organizadores da exposição, afirmou acreditar que o evento influenciará o estabelecimento de uma nova tendência no desenvolvimento da presença de ônibus escolares na China. "A exposição é muito oportuna, porque oferece uma plataforma de discussão acerca do desenvolvimento do mercado dos ônibus escolares na China. 

Os acidentes ocorridos durante o ano passado puseram em evidência a importância da segurança dos ônibus escolares e este assunto tornou-se numa área de extrema importância para o governo central da China. O governo está se esforçando para estabelecer e promover o sistema de gestão da segurança do setor". 

Li Dusheng, diretor do Grupo Zhong Tong Carros, revelou que desde junho de 2011 o volume de vendas dos ônibus escolares da sua empresa tem aumentado consideravelmente. "Este forte crescimento ultrapassou as nossas expectativas. Apenas no mês de janeiro, recebemos mais de mil pedidos, o equivalente ao volume de negócios registrado durante todo o ano de 2011". 

A experiência de Li dita que, na hora de escolher o ônibus, os compradores prestam atenção não só às características de segurança, mas também ao estilo do modelo. "A maioria dos compradores preferem os veículos tipo ônibus, porque consideram que esse estilo se assemelha aos ônibus escolares tradicionalmente vistos nos EUA e Europa." 


Apesar da preocupação estética demonstrada pelos clientes, Philip Horlock, presidente da Corporação Blue Bird dos EUA, reitera que os ônibus escolares da sua empresa não são desenhados para serem bonitos, mas sim para promover a segurança no transporte. Fatores como rigidez e durabilidade vêm sendo melhorados para garantir que, em caso de acidente, o ônibus não quebre e amolgue. "Dentro do nosso veículo, os assentos e a estrutura da capota e paredes interiores são contruídas em material resistente ao fogo. 

No caso de incêndio, o ônibus poderá garantir a segurança das crianças." Philip Horlock afirmou que o mercado de ônibus escolares é de grande dimensão nos EUA, todos os dias cerca de 50 mil de ônibus escolares (tipicamente de cor amarela) transportam 24 milhões de crianças americanas. 

Os motoristas do país recebem formação para saberem lidar com crianças e poderem dar resposta a incidentes que ponham em causa a segurança dos passageiros. A profissão é levada tão a sério que todos os anos existe um concurso para determinar o melhor motorista de ônibus escolar dos EUA, este é o cenário que os organizadores da exposição pretendem implementar na China.


Os fabricantes chineses demonstram uma preocupação semelhante à sua concorrente norte-americana e garantem que, muito mais do que uma preocupação meramente estética, o que importa nos seus modelos de ônibus escolar é garantir a segurança das crianças transportadas. 

Fonte: China Rádio Internacional
Fotos: C.R.I.
Tradução: Nina Ni
Revisão: Miguel Torres

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال