Mercedes-Benz lança ônibus off road

A Mercedes-Benz apresentou na terça-feira, 27, o ônibus off road OF1519R, que atenderá a demanda do Caminho da Escola. Em julho deste ano o modelo participará da primeira licitação para o programa do governo federal. Até o fim do ano a companhia espera concretizar a venda de 3 mil chassis em concorrências públicas.

Está prevista ainda a comercialização de outras 100 a 200 unidades para outros segmentos. O foco é avançar nas áreas de turismo em regiões de difícil acesso, transporte florestal e mineração. “A Vale é um cliente potencial”, explica Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de ônibus da empresa para o Brasil. 


Modelo participará de licitações
para o programa Caminho da Escola
Para atender o programa de transporte escolar em áreas rurais, o chassi 4x4 recebeu 12 diferenciais em relação à versão original. Barra estabilizadora dianteira e traseira, eixo traseiro reforçado, suspensão dianteira e traseira elevadas em 120 milímetros e alarme sonoro de marcha à ré são alguns deles. O modelo é equipado ainda com motor BlueTec 5, com nível de emissões dentro do permitido pelo Proconve P7.

O novo chassi foi desenvolvido entre 2009 e 2011 e recebeu parte dos R$ 1,5 bilhão de investimentos anunciados pela companhia para o período de 2010 a 2013. O incremento no preço é de cerca de 2% na comparação com a configuração urbana. 


Confira o vídeo produzido por Automotive Businnes, mais um parceiro


Mercado de ônibus

A Mercedes-Benz começou 2012 pronta para retomar o espaço perdido no mercado de ônibus no ano passado. Entre janeiro e dezembro de 2011 a companhia entregou 7,4 pontos porcentuais de participação, para 43,1% de market share. No primeiro bimestre de 2012, a montadora já reverteu a situação, ganhou 11,7 pontos e respondeu por 51% das vendas no período, com 2,7 mil unidades.

O desempenho do ano anterior é justificado por Mansur pela falta de capacidade da fábrica para atender a demanda daquele momento. “Agora que iniciamos a produção em Juiz de Fora (MG), liberamos espaço na planta de São Bernardo, que agora está pronta para entregar um volume maior de ônibus”, explica.

Com isso, a companhia pretende voltar a deter mais de 50% das vendas do segmento este ano. “Temos a obrigação de manter a liderança”, afirma. O executivo estima que o mercado de ônibus desacelere de 15% a 20% este ano na comparação com 2011, para cerca de 30 mil unidades. O movimento é reflexo do início do Proconve P7, ou Euro 5.

Mansur garante que a companhia já não tem mais chassis Euro 3 no pátio, apesar da parada de 10 dias na produção de caminhões e ônibus que a empresa fará em abril na unidade do ABC paulista para ajustar os estoques. “Estes já são modelos Euro 5 que estamos fabricando desde janeiro”, assegura. Segundo ele, a Mercedes-Benz já tem cerca de mil unidades com a tecnologia BlueTec 5 comercializadas desde o segundo semestre do ano passado. 


Fonte: Automotive Business
Foto:  Giovanna Riato
Vídeo: Automotive Business

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال