Trecho da José Bastos é liberado

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) anunciou ontem, que irá liberar, a partir de amanhã, a pista sentido sul-norte (sertão-praia) da Avenida José Bastos.

A via está interditada desde 2009 para obras de construção de um viaduto no cruzamento com a Rua Padre Cícero e do túnel por onde o metrô de Fortaleza irá circular. A outra pista, sentido norte-sul (praia-sertão), continua interditada, com previsão para ser liberada em dezembro deste ano.


MudançasSegundo dados da AMC, o fluxo de veículos naquele trecho, considerando o sentido sul-norte, é de, aproximadamente, 12.700 veículos/dia. Já no sentido norte-sul, são 17.900 veículos/dia. O fluxo total naquela área é de 30.600 veículos/dia circulando.

Para viabilizar esta liberação, o órgão de trânsito municipal vai realizar algumas mudanças de sentido nas ruas Delmiro de Farias e Alexandre Baraúna. As vias retornarão ao fluxo que tinham originalmente antes do início das obras. Essas intervenções irão beneficiar o tráfego de veículos na Avenida João Pessoa, onde o fluxo foi desviado.

As alterações de sentido acontecerão hoje, dia 26, a partir das 20h, com serviços de recuperação da sinalizações verticais e horizontais. Além disso, o semáforo instalado provisoriamente no cruzamento da Avenida João Pessoa com a Rua Delmiro de Farias será desativado. A Rua Alexandre Baraúna volta a ter o sentido leste/oeste no trecho entre as ruas major Pedro Sampaio e Filgueiras Lima.

Já a Rua Delmiro de Farias terá modificações nos seguintes trechos: entre as ruas Major Pedro Sampaio e Papi Júnior, sentido duplo; entre a Rua Papi Júnior e Avenida José Bastos: sentido oeste/leste; entre as avenidas José Bastos e João Pessoa: sentido duplo; entre a Avenida João Pessoa e a Rua Carlos Câmara: sentido oeste/leste; entre as ruas Carlos Câmara e Júlio César: sentido duplo.

Nesta sexta-feira, com a liberação da pista sentido sul-norte da José Bastos, será instalado um semáforo provisório no cruzamento da Rua Padre Francisco Pinto com Avenida Carapinima. Todas as intervenções contarão com o apoio de agentes de trânsito, que permanecerão nos cruzamentos afetados até a normalização do fluxo total.

Linhas de ônibus
Com a mudança de sentido das vias, três linhas de ônibus mudarão o percurso. As alterações processadas serão na linha 032, Avenida Borges de Melo II, cujo desvio se dará pela ruas Júlio César e Alexandre Baraúna; linha 060, Parquelândia/Parangaba e 080, Francisco Sá/Parangaba, cujo desvio ocorrerá pela ruas Samuel Uchôa, Carlos Amora e professor Costa Mendes.


As pistas da José Bastos, no Benfica, foram interditadas em outubro de 2009 para a construção do viaduto da Avenida. Padre Cícero. Além disso, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) iniciou, naquele trecho, a construção do túnel por onde o metrô de Fortaleza irá circular.

Previsões
Há expectativa de que os outros trechos em execução pelo Metrofor sejam liberados ao longo de 2012, o primeiro foi o da Avenida. Wenefrido Melo. Em seguida, virá Padre Cícero com José Bastos (via sertão-praia), previsto para acontecer esta sexta-feira; Padre Cícero com José Bastos (via praia-sertão), com data marcada para dezembro deste ano; Avenida Tristão Gonçalves entre Liberato Barroso e Guilherme Rocha, onde será instalada a Estação Praça da Lagoinha, a intervenção deve ser concluída em setembro de 2012; já a Tristão Gonçalves com a Castro e Silva, para receber a Estação Centro, a passagem inferior Ouro Branco e a passagem de nível Rua Benjamim Brasil, estão previstas para fevereiro de 2012.

Fonte: Diario do Nordeste
Foto: Diário/J. Machado

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال