Ontem foi dia de comemoração para os trabalhadores de cooperativas do
transporte complementar do Interior do Ceará. O governador Cid Gomes
assinou mensagem, a ser encaminhada para Assembleia Legislativa,
isentando a categoria do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade
de Veículos Automotores) e concedendo redução de até 75% no pagamento da
taxa mensal de regulação da Arce (Agência Reguladora de Serviços
Públicos Delegados do Estado do Ceará).
| Governador Cid Gomes almoçou ontem com cooperados após visita ao Centro de Eventos |
Cerca de mil veículos serão beneficiados, segundo dados do Detran. Eles estão inseridos na linha radial, o que exclue os veículos da região metropolitana e de Fortaleza. As duas medidas são reivindicações das cooperativas do transporte complementar, que foram apresentadas ao governador no início de dezembro passado. O IPVA será isento para carros novos e usados. A taxa da Arce sofrerá redução de 50% para trabalhadores da região Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) e de 75% para o restante do interior. Segundo o presidente da Federação de Cooperativas de Transportadores Autônomos de Passageiros do Ceará (Fecoopace), César Nobre, é injusto um valor igual para linhas do interior e da Capital, que têm faturamento e demandas diferentes.
Economia
Pelos cálculos da entidade, as medidas vão gerar uma economia de, no mínimo, R$ 2 milhões ao ano. "Esse valor poderá ser investido no sistema", afirma Nobre. "Vamos fazer um planejamento para gerar um retorno qualitativo, como renovação da frota e treinamento para motoristas, cobradores, fiscais e dirigentes das cooperativas".
César Nobre destaca ainda a possibilidade de fortalecer as cooperativas que trabalham com transporte de turistas. "Das 26 cooperativas filiadas à Fecoopace, apenas quatro estão ligadas ao turismo", afirma. "Ainda estamos engatinhando neste setor, mas esperamos crescer".
Fonte: Carol de Castro
Foto:J. Machado/Kid Júnior
Tags
Complementar
