Marcopolo conquista Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roesslerm

A Marcopolo, uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, conquistou, em agosto, o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler, instituído pela revista Ecologia & Meio Ambiente RS. A companhia foi distinguida por suas iniciativas que promovem a preservação, a recuperação e a melhoria do meio ambiente.

Lusuir Grochot, diretor de Negócios Ônibus Brasil da Marcopolo, recebe o Prêmio Mérito Ambiental

Entre essas ações, a Marcopolo investe em novas tecnologias para minimizar os impactos ambientais decorrentes de sua atividade e no treinamento de seus colaboradores para conscientização e extensão das boas práticas ambientais também na comunidade. A empresa foi pioneira na região na instalação de uma unidade de processamento de resíduos (UPR) própria. Licenciada pelo órgão ambiental, tem como finalidade agregar valor aos materiais descartados, identificar possibilidades de reuso, promover a comercialização adequada dos materiais recicláveis e o acondicionamento final em células de aterro para os resíduos não recicláveis.

A conscientização em relação à preservação do meio ambiente se destaca como uma das principais ações para a consolidação do desenvolvimento sustentável da Marcopolo, que possui as mais importantes certificações, como ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000, entre outras. Programas voltados às questões ambientais fazem parte da política de gestão da empresa. 

O programa Reciclagem com Reuso, desde a sua adoção, em outubro de 2001, possibilita a reciclagem anual de mais de 250 toneladas de resíduos de papel com tinta, preservando cerca de 7 mil árvores. O projeto, distinguido com os prêmios Expressão de Ecologia 2002 e Top de Ecologia ADVB 2002, permite reciclar todo o resíduo de papel com tinta gerado nos processos de isolamento para pintura das carrocerias.

O Gerenciamento Continuado de Resíduos Sólidos é outro programa da Marcopolo voltado para o meio ambiente. Desde 1999, permite reduzir em até quatro vezes o passivo ambiental, além de recuperar um terço dos materiais que anteriormente eram descartados. A empresa trata os efluentes gerados no processo produtivo com eficiência garantida por laboratório próprio, cadastrado no órgão ambiental. Também é realizado o monitoramento anual de emissões atmosféricas, completando assim o ciclo do Sistema de Gestão Ambiental.

Em sua segunda edição, o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler tem como objetivo divulgar as iniciativas das principais empresas gaúchas, especialmente para os gestores municipais de meio ambiente. Com isso, pretende promover uma nova cultura e o engajamento individual e coletivo para a mudança de hábitos, com a difusão de ações sócioambientais e de Produção e Consumo Sustentável (PCS).

Fonte: Laudir
Foto: Guiliano Cecatto

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Sou estudante de biologia e constantemente trabalhamos em aula cases de grandes empresas sem qualquer ação em prol do Meio Ambiente, eu mesma, desconhecia estas ações da Marcopolo e aproveita para parabeniza-los por tal premiação, prova que a empresa é socialmente responsável, logo agrega valor a marca. Vou levar ao conhecimento de colegas e professores este blog e a Marcopolo como empresa engajada na preservação Ambiental, parabéns pelo Prêmio Henrique Luiz Roessler, foi um grande ambientalista e marco para a causa ambiental, é uma honra para qualquer empresa ter ser nome ligada a ele.

    Ana Júlia

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال